Quando usar T568A ou T 568B?

Perguntado por: adias . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 11 votos

Essa é justamente a diferença entre os dois padrões. O par de cabos utilizados para transmissão de dados no padrão T568A são os cabos utilizados para receber os dados no padrão T568B e o par de cabos que recebem dados no padrão T568A transmitem no outro.

Sua utilização permite que dispositivos se comuniquem de forma rápida e eficiente, garantindo uma conexão estável e de alta qualidade.

Quando for fazer a ligação do cabo na tomada RJ45, é muito importante observar o padrão de rede que vai ser usado, porque as tomadas e cabos podem ser usados no padrão A e no padrão B. Ambos os padrões podem ser usados, mas se escolher o padrão A deve ser usado em todos os pontos de tomadas de rede e nos cabos.

Cabos de rede possuem dois padrões específicos, T-568A e T-568B, cada um com uma ordem como visto na imagem.

Existem basicamente 3 tipos diferentes de cabos de rede: os cabos de par trançado (que são, de longe, os mais comuns), os cabos de fibra óptica (usados principalmente em links de longa distância) e os cabos coaxiais, ainda usados em algumas redes antigas.

CAT5e

Cabo de rede CAT5e
O CAT5e recebe esse nome por ser uma versão “enhanced” (melhorado) do CAT5. Ao contrário do seu antecessor, ele consegue atingir até 1000 Mbps de frequência, sendo uma boa opção para quem possui uma conexão com mais de 100 mega de velocidade.

EIA/TIA 568B: branco-laranja, laranja, branco-verde, azul, branco-azul, verde, branco-marrom, marrom. Essa ordem é seguida da esquerda para a direita.

Os cabos de categoria 8 conseguem chegar perto do nível da fibra óptica em termos de velocidade de transmissão, conseguindo atingir até 40Gbps em distâncias de até 30 metros, ou seja, se você tiver uma distância maior do que essa para cobrir, apesar da alta velocidade, é mais indicado ficar com os cabos CAT7.

Para o TIA/ EIA 568A, a ordem das cores dos fios da esquerda para a direita é a seguinte:

  1. Verde e branco.
  2. Verde.
  3. Laranja e branco.
  4. Azul.
  5. Azul e branco.
  6. Laranja.
  7. Marrom e branco.
  8. Marrom.

A montagem T568A usa a sequência branco e verde, verde, branco e laranja, azul, branco e azul, laranja, branco e castanho, castanho.

Os fios do cabo direto possuem uma combinação de cores que são idênticas em cada extremidade do cabo (como na imagem ao lado). Já o Crossover, cada extremidade tem uma combinação de cores diferentes. Temos uma equipe especializada em cabeamento estruturado de qualidade.

Em todas as categorias, a distância máxima permitida é de 100 metros (com exceção das redes 10G com cabos categoria 6, onde a distância máxima cai para apenas 55 metros).

Vamos a Sequência 568A, onde começamos pelo par verde: Branco Verde. Verde. Branco Laranja.

T568A - branco verde, verde, branco laranja, azul, branco azul, laranja, branco marrom e marrom. T568B - branco laranja, laranja, branco verde, azul, branco azul, verde, marrom branco e marrom.

Os padrões TIA/EIA 568A e 568B foram desenvolvidos em 1991 pela EIA (Electronics Industries Alliance) e pela TIA (Telecomunications Industry Association) denominada EIA/TIA-568 para normatizar as ligações elétricas/eletrônicas de cabos de rede e sua conectorização.

Cat6a. A categoria 6a ou ampliada (augmented) suporta frequências de até 500 MHz e possui uma modulação de sinal para evitar perdas e interferências durante a transmissão de dados.

O cabo Gigalan ganha o primeiro lugar devido a sua grande aprovação por diversas empresas, sendo o melhor cabo de rede CAT6. A AMP Commscope, veio para trazer os melhores produtos de rede para o mercado, inovadora e com qualidade, a AMP vem ganhando mercado, entre as marcas Nexans e Furukawa.

O USB tipo B faz parte de um cabo removível, e serve para enviar energia. O conector do cabo USB possui quatro fios internos, dois com a finalidade de fazer a alimentação elétrica e aterramento e outros dois para a transmissão de dados.

O USB do tipo B é a extremidade do cabo USB padrão, que se conecta a um dispositivo periférico. Ele também é conhecido como Tipo B-macho, enquanto a porta do dispositivo é chamada de Tipo B-fêmea.