Quando usar Refere-se ou se refere?

Perguntado por: icarvalho . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 15 votos

Na frase: “Ele relata que a palavra coração, em sua poesia, também se refere à sua namorada“, o correto é “se refere” ou “refere-se”? Próclise é a colocação dos pronomes oblíquos átonos me, te, se, o, a, os, as, lhe, lhes, nos, vos antes do verbo. Ênclise é a colocação deles depois do verbo.

Eis a explicação gramatical para o caso: O 1º se é sempre conjunção condicional. – indicativo de verbo pronominal: Não sabe se se despede agora ou não, se se casa ou se se deita e espera.

A colocação pronominal em locuções verbais pode ser diferente se o verbo principal estiver no particípio ou no gerúndio e infinitivo. Se não existir palavra atrativa que exija a próclise, o pronome oblíquo pode ser empregado depois do verbo principal ou após o verbo auxiliar.

1 relaciona-se, concerne, toca, respeita, é, interessa, importa, pertence, ocupa-se, afeta, tange, estende-se, compete, entende.

“A gente” é uma locução pronominal formada pelo artigo “a” e pelo substantivo “gente”, que se refere a um conjunto de pessoas. Nesse caso, “a gente” refere-se às pessoas que falam, que somos nós.

1 caso, na condição de, na hipótese de, no caso de.

pronome Pessoa ou coisa feminina de quem se fala ou se escreve.

Significado de Se
Indica indeterminação; algo ou alguém indefinido: ainda não se sabe o resultado? conjunção Introduz uma oração com sentido adicional ao da oração principal: não tinha certeza se ele chegaria. Partindo de alguma coisa; caso: se você conseguir dizer, tentarei entender!

– Se será conjunção condicional quando iniciar uma oração subordinada adverbial condicional, em que se expressa uma hipótese ou condição necessária para que se realize ou não a ação principal. Eis exemplos de conjunções e locuções conjuntivas condicionais: se, caso, desde que, etc.

Há três tipos de colocação pronominal: próclise, ênclise e mesóclise. Próclise: quando o pronome oblíquo átono é colocado antes do verbo. Ênclise: quando o pronome oblíquo átono é colocado depois do verbo. Mesóclise: quando o pronome oblíquo átono é colocado no meio do verbo.

  1. I) Se vem antes do verbo, há próclise. Ex.: "O advogado não se conteve em audiência";
  2. II) Se vem no meio do verbo, há mesóclise. Ex.: "Realizar-se-á o júri na data prevista";
  3. III) Se vem depois do verbo, há ênclise. Ex.: "Conteve-se o advogado, apesar das ofensas do causídico adversário".

Não ocorre mesóclise se houver alguma situação que justifique o uso da próclise, ou seja, do adiantamento do pronome, como a presença de uma palavra negativa, de uma conjunção subordinada, de um pronome relativo, interrogativo, indefinido e demonstrativo, entre outros.

verbo transitivo
Narrar, contar. 2. Imputar; fazer derivar de, atribuir.

Significado de Refere
Refere vem do verbo referir. O mesmo que: cita, reporta.

Em nenhuma hipótese use as variantes próximo futuro ou próximo passado.

As chamadas pessoas do discurso se definem pelo seu posicionamento frente ao ato comunicativo, ou seja: primeira, representando aquela que fala (eu/nós); segunda, representando aquela com quem se fala (tu/vós/você, o senhor); e a terceira, demarcada por aquela de quem se fala (ele/eles/ela/elas).

A palavra “que” pode exercer diferentes funções sintáticas no enunciado, como conjunção, pronome, substantivo, advérbio, preposição, interjeição ou partícula de realce.

Exemplos de pronomes de tratamento: você, senhor ou senhora, vossa senhoria, vossa excelência, vossa magnificência, vossa santidade, vossa reverendíssima, entre outros.

A forma [fez-se]pode ser [masculino singular de fez] ou [terceira pessoa singular do pretérito perfeito do indicativo de fazer] .