Quando usar PNP ou NPN?

Perguntado por: aamorim . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.9 / 5 6 votos

A lógica é a mesma para as entradas, uma entrada NPN é ativada quando recebe GND, ou a tensão negativa de alimentação. Já uma entrada PNP é acionada quando recebe alimentação positiva.

A sigla quer dizer positivo-negativo-positivo. Essa sigla é usada em transistores que possuem essas junções. Uma das coisas que envolve a elétrica, são os fios e sabemos também que normalmente estão em cores diferentes para facilitar a instalação e a identificação.

considerando as siglas podemos ter dois tipos de sensores: Se for PNP, o sinal de saída do sensor é Positivo. Neste modelo de ligação a carga deve ser ligada entre o cabo de sinal e o negativo. Se for NPN, o sinal de saída é Negativo.

Sensores do tipo PNP podem ser normalmente abertos (NA) ou normalmente fechados (NF) assim com os do tipo NPN podem ser NA ou NF. No caso de um sensor do tipo PNP NA, quando o mesmo estiver em uma situação normal, sem detecção de objeto, não teremos nenhuma corrente fluindo para a carga.

Os sensores indutivos funcionam de modo que o sensor emita um campo magnético alternado de alta frequência. Quando um alvo de comutação metálico se aproxima desse campo magnético, a energia é extraída do campo alternado por meio da perda de corrente contínua.

Transistores de força:
Os transistores de potência podem ser encontrados em estruturas NPN e PNP. São muito utilizados em paralelo com circuitos mais sensíveis, de forma a permitir a passagem de corrente pelo transistor, aliviando o circuito eletrônico.

NPN versus PNP
Um sensor PNP, quando acionado, vai conectar o positivo (+) à carga. Já o sensor NPN vai conectar o negativo (-) à carga. Lembrando que o termo “carga” se refere ao elemento que o sensor envia o sinal. A carga pode ser uma lâmpada, uma válvula pneumática, um relé, ou uma entrada de PLC.

O transistor PNP possui suas junções PN uma voltada contra a outra, com o cristal N (negativo) para as costas da outra junção, formando, então, o transistor de junção bipolar (TJB) PNP. Esse é acionado com carga negativa em relação ao emissor.

Os Sensores Indutivos PNP são sensores que possuem um estágio de saída com um transístor que tem a função de chavear (ligar e desligar) o terminal positivo da fonte. A ligação do sensor, como se pode ver na Figura 01, vem com uma configuração padrão de cores: marrom, preto e azul.

Os sensores indutivos são frequentemente utilizados para detectar objetos metálicos e são robustos e confiáveis, enquanto os sensores capacitivos são frequentemente utilizados para detectar objetos não metálicos e são menos afetados por interferências eletromagnéticas.

Atualmente, no CLP Altus Duo existem três tipos de entradas e saídas, sendo elas: Analógicas de tensão, Analógicas de corrente e Digital.

A principal diferença entre a NFC-e e a NF-e é que enquanto a Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica concerne apenas às vendas ao consumidor final, a Nota Fiscal Eletrônica abrange todas as outras situações como as operações de compra, venda, devolução de mercadorias, transferências ou de exportação, por exemplo.

Contato Normalmente Fechado (NF): há passagem de corrente elétrica na posição de repouso.

Eles podem ser utilizados em lugares onde as condições de trabalho são extremas, como na indústria siderúrgica e petrolífera ou mesmo em sistemas mais simples como de indústrias de embalagens. Dentre os tipos mais comuns de sensor indutivo estão o de detecção de material e o de medição de distância.