Quando usar pé direito alto?

Perguntado por: hperes . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.4 / 5 14 votos

Existe uma medida mínima de altura, que é o pé direito padrão, encontrado na maioria dos lares brasileiros. Geralmente essa altura varia entre 2,5 e 2,7 metros. Sua altura fica em torno de 2,3 metros e é indicado para ambientes que utilizam-se de forros, como banheiros.

Pé-direito é o termo usado para a medida que vai do chão ao teto de uma construção. Em um apartamento padrão, o pé-direito mede entre 2,4 metros e 2,8 metros. Com altura acima de 5 metros é considerado duplo.

Como decorar casas com pé direito alto

  1. Cortinas.
  2. Espelhos.
  3. Iluminação.
  4. Jardim vertical.
  5. Quadros.

Pé-direito é a diferença de altura entre o piso e o teto de um ambiente.

O pé-direito é a altura entre o chão e o teto de um espaço e sua medida padrão é de aproximadamente 2,70m. Já o pé-direito alto é quando a medida mínima é de 3 metros e o duplo é duas vezes a medida padrão, podendo fazer um segundo ambiente, como um mezanino.

Em residências, as vigotas mais utilizadas tem 8, 12 e 16cm de altura e são chamadas de laje para forro H8, laje para piso H12 ou laje para vão grande H16 respectivamente.

Para criar a sensação de que um espaço tem o pé direito mais alto do que realmente tem, a dica é pintar o teto de branco, deixando as paredes em um tom mais escuro.

Todo imóvel de alto padrão possui em suas características arquitetura e design de altíssima qualidade, desde o projeto até os materiais utilizados para executá-lo. Por exemplo, materiais como mármore, porcelanato, granito e madeira possuem muito mais requinte e durabilidade que materiais mais comuns.

Modernamente o termo designa a altura livre entre o piso e o forro de qualquer compartimento ou pavimento.

5m

O projeto de mezanino ideal é contar com um pé-direito duplo com altura a partir de 5m. Sendo assim, é possível determinar um espaço agradável para cada piso, além de garantir uma estética mais sofisticada para o ambiente.

Use móveis mais baixinhos
Em ambientes com o pé-direito reduzido, opte por um mobiliário mais baixo, como racks sem painel, chaises, pufes pequenos e mesinhas menores. As peças compactas ficam mais distantes do teto e criam um efeito de amplitude bastante interessante.

Para criar a sensação de que um espaço tem o pé direito mais alto do que realmente tem, a dica é pintar o teto de branco, deixando as paredes em um tom mais escuro. Já para alargar um corredor a dica é pintar as paredes menores e o teto com uma cor mais escura que a das paredes maiores.

Segundo Sérgio, a altura padrão usada no Brasil costuma ficar entre 90cm e 94cm, considerando uma estatura média da população de 1,70m. “É uma média bem geral, não é uma regra. A personalização pode ser uma boa saída.

No geral, uma laje residencial suporta 200 kgf/m² de sobrecarga.

As escoras são utilizadas frequentemente pela construção civil tanto para lajes quanto para vigas. Elas suportam grandes cargas e permitem que haja mais economia e um correto nivelamento.

Um dos cuidados é com a espessura do concreto sobre a laje, que deve ter pelo menos 3 centímetros. No caso da inserção de tubulações na laje, a espessura cresce para 4 centímetros, se os tubos possuírem diâmetro máximo de 12,5 milímetros.

Fica a dica: branco, bege, azul claro e cinza são as melhores cores que ajudam a ampliar os ambientes, além de serem super fáceis de combinar. Na hora de decorar, opte por móveis de tons claros que, além de trazerem mais leveza, dão uma sensação de mais espaço e continuidade.