Quando usar parágrafo exemplo?

Perguntado por: oespinosa8 . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 20 votos

Semanticamente, o parágrafo é uma unidade interna do texto. Desse modo, o adequado é que todo parágrafo se organize em torno de um enfoque, uma perspectiva, uma análise ou até uma cena específica do assunto geral.

Os parágrafos devem ter uma frase inicial e uma frase final diretas, pois frases tornarão seus parágrafos mais fáceis de ler e compreender. O parágrafo deve começar a ser escrito a partir dos pontos mais fortes, em uma seqüência lógica, e organizando-os de forma que vão do tema menos relevante ao mais importante.

É fundamental que você entenda que um único parágrafo não comporta várias ideias, ou seja, cada parágrafo deve apresentar apenas uma ideia-núcleo. Apresentada a ideia-núcleo, que é a mais importante, você poderá desenvolver ideias secundárias, que logicamente devem dialogar com a ideia principal.

O parágrafo é um elemento textual com unidade de sentido que serve para dividir e organizar o texto. Para identificá-lo, basta procurar os trechos que iniciam com recuo na margem esquerda e encerram com ponto final. Eles podem se dividir em parágrafos de introdução, desenvolvimento e conclusão.

Não esquecendo nunca de que o parágrafo é de fundamental importância na construção textual, sua principal função é de articular as ideias, fazendo com que as mesmas fiquem distribuídas de maneira clara, precisa e objetiva.

Cada parágrafo tem de três a sete linhas. O ideal é que as frases não sejam muito longas. É mais fácil cometer erros quando escrevemos períodos muito extensos. É bastante comum que autores consagrados da literatura utilizem períodos longos em cada parágrafo.

Os parágrafos podem ser curtos, médios, longos, dissertativos, narrativos ou descritivos. Fundamentalmente, as estruturas dos parágrafos se dividem em introdução, desenvolvimento e conclusão.

Um parágrafo precisa ter unidade de sentido, ou seja, é preciso organizar as ideias a serem expressas por meio deles.

Confira as opções:

  1. “Muito se tem discutido, recentemente, acerca de …”
  2. “Muito se discute a importância de …”
  3. “Pode-se afirmar que, em razão de …”
  4. “Observando o cenário…”
  5. “É de conhecimento geral que…”
  6. “Em face do cenário atual…”
  7. “Segundo a pesquisa…”
  8. “Tendo em vista que…”.

O parágrafo inclui um ou mais períodos, no qual se desenvolve uma ideia central. O período é constituído por uma oração (frase, proposição) ou conjunto de orações que formam um sentido completo.

Já com verbos transitivos indiretos, que pedem preposição, são usadas as formas preposicionadas do pronome. Com a preposição a: ao qual, aos quais, à qual, às quais. Com a preposição em: no qual, na qual, nos quais, nas quais.

O primeiro parágrafo do texto dissertativo-argumentativo deve conter duas partes – a apresentação do tema e a explicitação da tese. Tese é o mesmo que ponto de vista, ou seja, uma opinião do autor do texto acerca do tema proposto.

Estrutura de um parágrafo
Assim como um texto, todo parágrafo é divido em três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão. Ou seja, dentro das oito ou nove linhas que você vai desenvolver, elas devem estar presentes.

É a partir dela que o leitor terá a noção do que será apresentado em seguida.

  1. O tema deve ser apresentado já na primeira frase.
  2. Não há meios de fazer rodeios já na primeira frase do primeiro parágrafo.
  3. Também é no primeiro parágrafo que está inserido a linha de raciocínio do autor.
  4. O objetivo é convencer o leitor.

Segundo Garcia, o parágrafo-padrão é aquele se estrutura em três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão. A introdução, conhecida como tópico frasal, expressa rapidamente a idéia núcleo; o desenvolvimento explana tal idéia e a conclusão fecha o raciocínio.

A constituição de um parágrafo envolve três partes fundamentais:

  • Introdução: chamado de “tópico frasal”, essa parte define toda a ideia do parágrafo. ...
  • Desenvolvimento: momento de explicação e/ou explanação do tópico inicial (frasal). ...
  • Conclusão: Nessa parte, ocorre o arremate e a retomada para encerrar a ideia inicial.