Quando usar os quais?

Perguntado por: iconceicao2 . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 13 votos

O pronome relativo qual vem sempre precedido de um artigo: o qual, a qual, os quais, as quais. Emprega-se preferencialmente depois de preposições com duas ou mais sílabas ou depois de locuções prepositivas (sobre o qual, durante a qual, ao lado dos quais). Li um livro sobre o qual nunca tinha ouvido falar nada.

"O qual"," a qual"," os quais" e "as quais" são usados com referência a pessoa ou coisa. Desempenham as mesmas funções que o pronome "que"; seu uso, entretanto, é bem menos frequente e tem se limitado aos casos em que é necessário para evitar ambiguidade.

Já o pronome qual pode ter muitas funções (introduzir perguntas, por exemplo), mas quando ele substitui o substantivo ou faz menção a ele, sempre vem precedido por preposição - é o caso de pelo qual e do qual - ou por artigo - o qual.

Resolução do problema: Quando nos referimos a pessoas, podemos utilizar tanto o pronome relativo “que” quanto “quem”. Cabe ao indivíduo decidir e ter bom senso em não ficar repetindo o “que” em todas as ocasiões, uma vez que este pode se substituído por: quem, o qual, a qual, os quais, as quais.

O primeiro significado que "as" pode assumir em uma frase é o de “o mesmo que”, quando a sentença contar com a expressão "the same as". O termo faz uma relação de igualdade entre as palavras que estão sendo comparadas na frase. Confira os exemplos: My pen is the same as yours!

NÃO USAMOS A CRASE:
Antes de pronomes indefinidos que não admitem artigo (seguidos ou não de “s”): alguém, alguma, nenhuma, cada, certa, determinada, pouca, quanta, tal, tamanha, tanta, toda, ninguém, muita, outra, tudo, qual, qualquer, quaisquer.

Às, com acento grave, é a contração da preposição a com o artigo definido feminino plural as (a + as = às):
...
Na indicação de um lugar para onde se vai:

  1. às praias;
  2. às escolas;
  3. às montanhas;
  4. às fazendas.

Significado de Quais
Relacionado à qualidade ou propriedade de algo que se menciona ou sobre alguém de quem se fala: quais são seus pontos de vista?

Se o antecedente está no plural, empregamos então "quais sejam": "Antônio possui algumas propriedades, quais sejam uma casa, um apartamento e uma chácara".

Pronomes relativos variáveis: o qual, os quais, a qual, as quais, cujo(s), cuja(s), quanto(s), quantas; Pronomes relativos invariáveis: que, quem, quando, como, onde.

O pronome relativo "onde" aparece apenas no período composto, para substituir um termo da oração principal numa oração subordinada. Por essa razão, em um período como "Onde você nasceu?", por exemplo, não é possível pensar em pronome relativo: o período é simples, e nesse caso, "onde" é advérbio interrogativo.

algum, nenhum, todo, outro, muito, pouco, certo, vários, tanto, quanto, qualquer. alguém, ninguém, tudo, outrem, nada, quem, cada, algo. Os pronomes indefinidos também aparecem na forma de locuções: cada um, cada qual, qualquer um, seja qual for, seja quem for, todo aquele que, etc.

Por que os pronomes relativos “que”, “quem” e “onde” são chamados de invariáveis? Porque eles não mudam, isto é, não variam. Assim, eles não têm gênero (masculino ou feminino) nem número (singular ou plural).

Antes de respondermos a essa questão, lembre-se de que a conjugação do primeiro verbo é “fui eu”. Não existe a forma “foi eu”, pois o verbo tem que necessariamente concordar com o sujeito (no caso, “eu”).

Os pronomes interrogativos são os que indicam interrogativas diretas ou indiretas. Tal categoria é tida como uma espécie de pronome indefinido. São divididos em variáveis (qual/quanto) e invariáveis (quem, que).

Quando um texto faz uma citação direta, reproduzindo exatamente a fala de outra pessoa ou o trecho de outro texto, essa fala ou esse trecho deve aparecer entre aspas para que não se confunda com o conteúdo do texto que está fazendo a citação. Exemplo: Então ele disse: “Pare imediatamente com isso!”.

Elas são sinais que pontuam e destacam uma citação. Quando queremos ressaltar uma palavra ou frase por algum motivo, devemos inserir aspas. Elas se parecem com vírgulas sobrescritas, ou seja, na parte de cima do texto. Além disso, sempre andam em conjunto, abrindo e fechando trechos ou parágrafos completos.

A tradução literal do termo ASMR é "resposta sensorial autônoma dos meridianos", e os conteúdos consistem em pessoas sussurrando, esculpindo sabão, passando pincel de maquiagem no rosto, batendo unhas e outros sons nítidos muito próximos ao microfone.

Crase Diante de Pronomes Relativos:
A crase ocorrerá apenas quando for utilizado o pronome "a qual"/ "as quais" e o verbo exigir a preposição "a" em sua regência, vejamos: Exemplo: As roupas às quais me refiro estão na varanda.

Como regra geral, só se usa crase antes de palavras femininas. A exceção são os pronomes demonstrativos aquele e aquilo. Em alguns casos, a palavra feminina está subentendida, como ocorre normalmente com moda e maneira: salto à Luiz XV (à moda de Luiz XV) e escrita à Camões (à maneira de Camões).

A ocorrência da crase com os pronomes relativos a qual e as quais depende do verbo. Se o verbo que rege esses pronomes exigir a preposição "a", haverá crase.