Quando usar o verbo no infinitivo pessoal?
O infinitivo pessoal é usado, principalmente, quando há um sujeito definido, quando se pretende definir o sujeito através do verbo e quando o sujeito da segunda oração é diferente do da primeira. Exemplos com sujeito definido: Eu pedi para você contar a história. Eu pedi para eles contarem a história.
Quando flexionar o verbo no infinitivo?
Flexão obrigatória
Quando os sujeitos da oração principal e do infinitivo são diferentes. Nesse caso, não há escolha, o infinitivo vai concordar (flexionar) com o seu sujeito. Exceção: com os verbos ver, ouvir, sentir, mandar, fazer, a flexão do infinitivo é facultativa mesmo com sujeitos diferentes.
Foi no infinitivo?
Conjugação
Formas impessoais | |
---|---|
Infinitivo | a foi foire |
Gerúndio | foind |
Particípio | foit |
Como saber se um verbo e pessoal ou impessoal?
Verbos Pessoais: têm sujeito, mas não são conjugados em todas as formas (carpir, delinquir, extorquir). Verbos Impessoais: não têm sujeito. A maior parte deles indica fenômenos naturais (gear, relampejar, trovejar). Verbos Unipessoais - A maior parte deles indica vozes ou ações dos animais (galopar, ladrar, miar).
Quando usar IR ou irem?
Quando usar irem? A palavra irem, forma verbal conjugada no infinitivo pessoal, é usada principalmente quando há um sujeito expressamente definido, estabelecendo concordância com esse sujeito. Está na hora de eles irem embora. Falta apenas terminar esse projeto para eles irem de férias.
Faz é um verbo infinitivo?
Infinitivo impessoal: fazer. Infinitivo pessoal: fazer, fazeres, fazer, fazermos, fazerdes, fazerem. Gerúndio: fazendo.
Quando o verbo no infinitivo vai para o plural?
O infinitivo só é obrigado a se flexionar (= ir para o plural) se o seu sujeito for diferente do sujeito da oração anterior: “O diretor deu uma ordem expressa para os técnicos RESOLVEREM o problema ainda hoje”.
Quais verbos usar no TCC?
ANALISAR, CALCULAR, CATEGORIZAR, COMPARAR, COMPILAR, CRIAR, DEFINIR, DEMONSTRAR, DESENVOLVER, DESCREVER, DIAGNOSTICAR, EFETUAR, ESTABELECER, RELATAR, AVALIAR, EXPLICAR, EXAMINAR, CONTRASTAR, FUNDAMENTAR, GERAR, IDENTIFICAR, INFERIR, MOSTRAR, RECONSTRUIR, ENUMERAR, REPLICAR, REPRODUZIR, REVELAR, PLANEJAR, APRESENTAR, ...
O que é verbo no infinitivo exemplos?
É simplesmente o verbo em seu estado natural, isolado, terminando em ar, er ou ir (e or, no caso do verbo pôr). Exemplos: cantar, estudar, vender, soer, partir, etc..
Vão sair ou vão saírem?
Se o sujeito vier claramente expresso antes do infinitivo, a concordância deve ser feita: “O diretor mandou seus funcionários SAÍREM.” “O plano fez preços DESPENCAREM.” Se o sujeito não vier claramente expresso antes do infinitivo, a concordância é facultativa.
Quando o verbo fazer não flexiona?
O verbo fazer torna-se impessoal quando exprime o sentido de tempo decorrido. Assim, sempre que o verbo fazer for empregado com sentido de tempo decorrido, não ocorrerá a flexão verbal, já que não existe um sujeito gramatical na oração. Nesse caso, o verbo fazer deve ser empregado sempre na terceira pessoa do singular.
Como fazer no infinitivo?
Fazer ou fazê
Fazer é a forma do verbo no infinitivo.
Qual é o infinitivo de dizer?
Infinitivo pessoal: dizer, dizeres, dizer, dizermos, dizerdes, dizerem. Gerúndio: dizendo. Particípio: dito.
Vai ir ou irá?
Cuidado com a construção do futuro composto. Use o verbo "ir" no presente do indicativo acompanhando o verbo principal no indicativo: Fulano vai fazer um discurso. A forma "Fulano irá fazer um discurso" não existe. Use a forma composta (vai fazer) ou a simples (fará).
Quando o verbo fazer não é impessoal?
A regra é bem simples e clara: o verbo fazer, quando expressa o sentido de tempo transcorrido, é um verbo impessoal, ou seja, não indica pessoa. Veja mais exemplos: Faz dez anos que não vejo o mar. Faz onze anos que me formei.
O que faz um verbo ser impessoal?
Os verbos impessoais são aqueles que não admitem sujeito e, portanto, são flexionados na 3ª pessoa do singular. No sentido de existir ou na idéia de tempo decorrido, o verbo haver é impessoal. Logo, o verbo ficará no singular.
Como usar verbos impessoais?
Verbos impessoais são aqueles que não têm sujeito e apenas são usados na 3. ª pessoa do singular. Os principais são: haver (com o sentido de existir), fazer (com o sentido de tempo decorrido) e verbos que exprimem fenômenos da natureza, como amanhecer, anoitecer, chover, ventar.
Estou indo a ou indo para?
“Ir para algum lugar” dá ideia de permanência longa ou definitiva; “Ir a algum lugar” dá ideia de permanência curta.
Faz dois meses ou fazem dois meses?
Se você quer falar sobre uma ação que alguém está tomando, o correto é dizer que “ele faz” ou que “eles fazem” alguma coisa. Agora, se você quer falar sobre uma determinada quantidade de tempo ou condição climática, usa apenas a forma singular do verbo, o “faz”.
Foi no OU FOI AO?
“No” tem sentido de “dentro”, e “ao” tem sentido de “para” ou “em direção a”. Usando um exemplo semelhante ao do erro anterior: Na hora de falar, quase sempre dizemos “Vou no banheiro”. Mas na hora de escrever, o correto é “Vou ao banheiro”, pois você vai para/em direção ao banheiro.
Quais os tipos de infinitivo?
O infinitivo, assim como o particípio e o gerúndio, é uma forma nominal do verbo. Pode ser classificado como infinitivo pessoal e infinitivo impessoal.