Quando usar o termo meritíssimo?

Perguntado por: ifurtado . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 18 votos

Devemos utilizar o adjetivo meritíssimo sempre que quisermos referir alguém de grande mérito, muito merecedor. É a forma de tratamento usada habitualmente para juízes de direito.

substantivo masculino O próprio juiz de direito: o meritíssimo já chegou? Etimologia (origem da palavra meritíssimo). Do latim meritissimus.a.um.

O vocativo a ser empregado em comunicações dirigidas aos Chefes de Poder é Excelentíssimo Senhor, seguido do cargo respectivo, por exemplo: Excelentíssimo Senhor Presidente da República. É usado o pronome Vossa Magnificência para as comunicações endereçadas a reitores de universidade.

No Novo Guia Ortográfico, do gramático Celso Pedro Luft, encontramos duas abreviaturas para Meritíssimo: MM. e M.mo. Como fica então a abreviatura de Meritíssima? Hoje, há, nos tribunais, um número cada vez maior de magistrados.

A saudação apropriada para um juiz é "Meretíssimo Juiz" ou "Excelentíssimo Senhor Juiz", ou ainda "Vossa Excelência".

O costume de chamar advogado e médico de “Doutor“, mesmo aqueles sem doutorado, vem do Brasil Colônia, pois a maioria dos jovens ricos que estudavam fora cursava medicina ou direito. Quem foi que instituiu essa tradição?

Não existe legislação que obrigue a utilização de pronome de tratamento, LOGO, não há ilícito civil ou infração penal em deixar de chamar alguém por pronome de tratamento ou título acadêmico. Simples assim.

Sendo assim, promotores e procuradores de Justiça serão tratados por “Vossa Excelência” [V. Exa.].

Como abreviatura de meritíssimo, adjectivo usado no tratamento ou referência a juízes, é possível utilizar M. ou MM. Para o feminino, as formas M. ou MMª são possíveis, embora também se use MM, sem qualquer índice a indicar o feminino.

Meritíssimo; Excelentíssimo; Vossa Excelência; Sua Excelência e Excelência.

Meritíssima é o feminino de meritíssimo.

Muito excelente. 2. Forma de tratamento cerimonioso que se dá a pessoas que têm ou a que se dá excelência (abreviatura: Ex.mo).

Vossa Eminência: é usado para cardeais. Exemplo: “Vossa Eminência é uma pessoa muito respeitada”. Vossa Magnificência: é empregado para reitores de universidades.

"Em geral, costuma-se utilizar nas petições judiciais dirigidas ao juiz o vocativo 'Excelentíssimo Senhor Juiz de Direito'. No entanto, o Manual de Redação da Presidência da República entende que o pronome de tratamento excelentíssimo só deve ser empregado em relação a altas autoridades.

Abreviatura de Meritíssimo - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa.

V. Exa

Entrou nos costumes e é, pois, perfeitamente aceita hoje em dia a fórmula Vossa Excelência (abreviada V. Exa. ou V. Exª.)