Quando usar o termo Diga-se de passagem?

Perguntado por: snogueira9 . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.5 / 5 15 votos

A expressão "Diga-se de passagem" é bastante utilizada na linguagem falada e informal quando se deseja adicionar um comentário ou uma observação que pode se referir, direta ou indiretamente, ao assunto abordado inicialmente em um diálogo, uma narração, uma locução etc.

locução adverbial De passagem. Por alto; incidentalmente.

SubstantivoEditar

SingularPlural
Masculinopassagempassagens
Feminino

1 viandante, viajador, viageiro, viajor, viandeiro, viador, excursionista, turista, passageiro, andante, caminhante, caminheiro, caminhador, passante, pedestre, peregrino, andarilho, errante, errabundo, erradio, itinerante, romeiro, transeunte, multívago, vagabundo, vagamundo, palmilhador.

1 diga, profira, exprima, pronuncie, articule. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. Dirigir um discurso: 5 discurse, discorra, disserte, ore, prelecione, perore.

Resposta verificada por especialistas. O pronome da frase "Eu que o diga" é "Eu".

Já a locução «como se» pode referir modo (equivalente a «da mesma maneira que») ou condição hipotética (equivalente a «contanto que», «desde que»).

Está é a forma conjugada do verbo estar na 3.ª pessoa do singular do presente do indicativo (ele está, ela está, você está) ou na 2.ª pessoa do singular do imperativo (está tu). Estar é a forma do verbo no infinitivo (vai estar, pode estar, deve estar).

Passagens é o plural de passagem. O mesmo que: alterações, bilhetes, cedências, cessões, delegações, mudanças, passadiços, passadoiros, transferências.

Uma passagem de texto é onde os atores se juntam para ensaiar e realizar a fala de textos que contam uma história. Na passagem de texto, os atores ensaiam certos diálogos ou até mesmo monólogos, dentro de uma encenação.

Significado de Excerto
Trecho retirado de uma obra literária, de um texto; fragmento, passagem: li um texto e retirei alguns excertos para usar depois. Etimologia (origem da palavra excerto).

2 excursão, gira, girata, giro, jornada, passeio, peregrinação, romagem, romaria.

1 – Mundo, a gente precisa se conhecer melhor. 2 – Então percebi que as aventuras são a melhor maneira de aprender. 5 – Uma vez por ano, vá a algum lugar que você nunca esteve antes. 6 – Viajar é a única coisa que você compra e te deixa mais rico.

O jet lag, em termos médicos, significa “dissincronose”. Trata-se de uma mudança brusca que pode pegar o metabolismo da pessoa de surpresa. Isso acontece porque o relógio biológico do nosso corpo é programado para se adaptar à rotina cotidiana.

Grato pela viagem fantástica, pelas descobertas culturais, pelas aventuras surpreendentes e pelos novos conhecimentos adquiridos. As lembranças de uma viagem inesquecível nos marcam como cicatrizes de saudades na mente. Sempre trazemos conosco uma parte do lugar em que acabamos de deixar.

3 cálamo, escritura, estilo, pena. Aquilo que se escreveu: 4 artigo, escrevedura, escrito, redação, reportagem.

Significado de explanar
Demonstrar verbalmente; narrar detalhadamente: explanou as razões de sua recusa. Providenciar uma explicação para; fazer como se fosse uma explicação: "não sou culpado", explanou o suspeito.

Para nos referirmos às pessoas podemos usar tanto o pronome “quem” quanto o “que”. Foi ela quem me disse ou Foi ela que me disse? Sempre usamos “que” e, de repente, alguém aparece e diz: caso você se refira a uma pessoa, use “quem”!

O “eu” é um pronome pessoal do caso reto que exerce a função de sujeito ou de predicativo do sujeito.
...
Para mim ou para eu: quando usar cada uma delas?

  • Nossa relação está muito pesada para mim.
  • Eles compraram um presente para mim.
  • Tudo no trabalho sobra para eu fazer.
  • Para eu realizar a prova devo estudar mais.

ª oração («quem diz/diga», «quem disse/dissesse») é indeterminado – uma vez que, sendo representado por um pronome relativo indefinido, «o verbo não se refere a pessoa determinada, ou por desconhecer quem executa a acção, ou por não haver interesse no seu conhecimento» (p.

Sinônimo de se

  1. Conjunção condicional: 1 caso, na condição de, na hipótese de, no caso de.
  2. Conjunção causal: 2 como, dado que, já que, uma vez que, visto que.
  3. Conjunção temporal: 3 enquanto, quando, sempre que.