Quando usar o seu é o teu?

Perguntado por: ufigueiredo8 . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.6 / 5 11 votos

Mediante o que nos ensina a gramática, quando a intenção do emissor fizer referência à segunda pessoa do singular, deve-se usar os pronomes “teu, tua, teus, tuas”. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Os pronomes “seu, sua, seus e suas” referem-se à terceira pessoa do singular, portanto “ele/ela”.

Conjunto dos amigos ou aliados da pessoa a quem se fala ou escreve ou o grupo em que esta se integra (ex.: ela não gosta de chocolate, é das tuas). Feminino: tua.

pronome Pronome possessivo da 3ª pessoa; indica posse ou interesse; dele, dela, deles, delas: seu pai, sua mãe, sua alma.

Percebemos agora que o pronome possessivo “seu” substitui o substantivo “amigo”, para evitar que este fosse repetido. Temos então um pronome possessivo substantivo, pelo fato da já citada substituição.

Aqui neste contexto, torna-se perceptível que o pronome “seu”, também classificado como possessivo, agora substitui o substantivo “pai”.

Resposta verificada por especialistas
Quando alguém perguntar qual o seu pronome, responda ele/dele, contudo no caso de pessoas de gênero fluido: ilu/Dile: não binária: elu/delu.

Por exemplo, na frase: «Para ti, o mundo é maravilhoso!», poder-se-á trocar a expressão destacada: «O mundo é maravilhoso, para ti!» Mas, atenção, por exemplo, a frase: «Era para tu ficares aqui!», apesar de apresentar a partícula para, antes do verbo no infinitivo pessoal, tem como sujeito o pronome pessoal tu.

te – com referência à 2ª pessoa singular (pronome pessoal- tu), ligado diretamente aos verbos. ti – com referência à 2ª pessoa singular (pronome pessoal- tu ), sempre junto de preposição (a / para).

Seus é o plural de seu. O mesmo que: vossos, deles, suas, delas.

Toda vez que se quiser indicar um terceira pessoa usa-se o pronome SEU ao invés do pronome TEU que indica referência à segunda pessoa do singular Tu. E quanto ao pronome TEU quando usá-lo coerentemente? Imagine que o animal seja meu e não do vizinho - que seria, neste caso, a 3ª pessoa.

Significado de Teu
Que lhe diz respeito; de ti; sobre a sua pessoa: pensamentos teus.

1. Faz teu nome. Expressão usado no ato de estimular/incentivar uma pessoa ou alguma ação dela. Você vai arrasar nessa prova, faz teu nome!

Em conclusão: na frase (a), empregamos a preposição a: «ao meu lado». Na frase (b), empregamos a preposição de: «do meu lado».

As regras da gramática normativa ditam a forma como o português deve ser falado. São elas que estabelecem as normas de concordância e regência verbal e nominal, estabelecem as flexões de gênero, número e pessoa, as colocações das palavras nas frases e até a pronúncia e acentuação.

2ª pessoa: tu (singular), vós (plural);

Pronome é a palavra variável em gênero, número e pessoa que substitui ou acompanha o nome, indicando-o como pessoa do discurso. Pronome substantivo: é o pronome que substitui um substantivo.

Em lugar de dizer “ele” ou “ela”, diz-se “elu”. Para “dele” ou “dela”, utilize-se “delu”. Já em palavras terminadas em “a” ou “o”, troca-se pelo “e”, como em “linde”, “tranquile”, “namorade”. Em palavras em que o “e” sinaliza o masculino, utiliza-se o “ie”, como em “professories”.

trio | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

O certo é: Quero falar com você. Já o pronome “contigo” não é reflexivo, assim como “conosco” e “convosco”. Portanto, podem ser usados da seguinte forma: “Quero falar convosco.”, “Deixe comigo”, “O Senhor é contigo”. Observação: Em Portugal, o uso do “si” e “consigo” é aceitável.

Continuar lendo Como usar teu ou seu?