Quando usar o qual no lugar de que?

Perguntado por: dsales . Última atualização: 16 de janeiro de 2023
4.1 / 5 19 votos

De acordo com a coordenadora de redação do Stoodi, Marina Sestito, no é a junção do termo em + o. Sendo assim, para essa expressão aparecer no texto, a frase deve exigir a preposição em. “No qual” deve ser usado com verbo transitivo indireto e “o qual” deve ser usada com verbo transitivo direto.

O uso do pronome relativo o qual e as formas preposicionadas ao qual, no qual, do qual e pelo qual é essencial para evitar a repetição do uso do pronome que.
...
Ao qual, do qual, no qual ou pelo qual

  1. a + o qual = ao qual;
  2. de + o qual = do qual;
  3. em + o qual = no qual;
  4. por + o qual = pelo qual.

Ou seja, utiliza-se sempre onde para se referir a lugares, mas pode substituir-se por em que ou no qual, permanecendo a frase correta do ponto de vista gramatical e semântico. O mesmo não acontece com em que e no qual, que devem ser aplicados em situações que não se referem a lugares.

"O qual"," a qual"," os quais" e "as quais" são usados com referência a pessoa ou coisa. Desempenham as mesmas funções que o pronome "que"; seu uso, entretanto, é bem menos frequente e tem se limitado aos casos em que é necessário para evitar ambiguidade.

2 sinônimos de o qual para 1 sentido da expressão o qual: Pronome relativo: 1 que, a qual.

1 que, quem. 2 de que modo, de que natureza, de que qualidade, de que tipo, quejando. Usado repetidamente: 3 cada um, outro, um.

1 que quantidade de, que total de, que número de.

A expressão “ Já o pronome qual pode ter muitas funções (introduzir perguntas, por exemplo), mas quando ele substitui o substantivo ou faz menção a ele, sempre vem precedido por preposição - é o caso de pelo qual e do qual - ou por artigo - o qual.

Observação:O pronome relativo O QUAL (e flexões), quando não vier antecedido de preposição, só deverá ser empregado em orações explicativas; antecedido de vírgula, portanto.

As duas variações são corretas segundo a gramática normativa? Sim. "Qual", neste contexto (tempo presente), é um pronome interrogativo que transmite a ideia de seleção. Portanto, o verbo "ser" pode ser omitido sem prejuízo semântico na frase.

Pronomes interrogativos são aqueles empregados em orações interrogativas diretas ou indiretas. São eles: que, quem, qual, quais, quanto, quanta, quantos, quantas.

1 em que, na qual, nas quais, no qual. Em que: 2 onde.

Em seu Dicionário de Questões Vernáculas, o gramático Napoleão Mendes de Almeida salienta que sendo que tem o sentido equivalente a “desde que”, “uma vez que”, “já que”, “visto que”, “como”, entre outras conjunções causais.

1 de vez em quando, às vezes, ocasionalmente, de quando em quando, por vezes, de tempos a tempos, de tempos em tempos, esporadicamente, eventualmente, algumas vezes, umas vezes, uma vez ou outra, uma vez por outra, de vez em vez.

5 ainda que, mesmo que, ainda quando, mesmo na eventualidade de que.

1 de acordo, apoiado, certo, compreendido, entendido, ótimo, OK, está bem, tudo certo, tudo correto, tudo em ordem, isso, assim mesmo, muito bem, concordo, afirmativo, positivo.

Há casos em que por que representa a sequência preposição + pronome relativo, equivalendo a "pelo qual" (ou alguma de suas flexões (pela qual, pelos quais, pelas quais). Exemplos: Estes são os direitos por que estamos lutando.

Significado de Quais
pronome, plural Refere-se às pessoas ou coisas dentre outras: quais são seus filmes favoritos? Relacionado à qualidade ou propriedade de algo que se menciona ou sobre alguém de quem se fala: quais são seus pontos de vista?