Quando usar o plural na frase?

Perguntado por: aapolinario6 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 10 votos

Singular: Quando o substantivo representa apenas um ser, um objeto ou um grupo de seres ou objetos, dizemos que ele é singular. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Plural: Quando o substantivo representa mais de um ser, objeto ou grupo de seres e objetos, dizemos que ele é plural.

O professor explica que o correto é 'arrozes', uma vez que, no caso das palavras terminadas em 'z', o plural é formado com o acréscimo da terminação 'es'. Pasquale usa como auxílios luxuosos as canções 'Casa', 'Cicatrizes' e 'Luzes de Ribalta', interpretadas por Emicida, Nelson Gonçalves e Moacyr Franco.

Corretos é o plural de correto.

Enquanto o singular indica um ser (peixe) ou um conjunto (cardume), o plural indica mais do que um ser (peixes). A flexão da maioria das palavras para o plural ocorre por meio do acréscimo da letra (s). Exemplos: bala, balas.

Portanto, as duas formas estão corretas. Podemos dizer: “A maioria das pessoas foi”(concordância gramatical) ou “A maioria das pessoas foram” (concordância siléptica ou lógica), embora o mais usual nos meios de comunicação seja a concordância verbal no singular.

NOSSAS VIDAS ou NOSSA VIDA? NOSSOS CORAÇÕES ou NOSSO CORAÇÃO? O correto é NOSSA VIDA, e NOSSO CORAÇÃO. Trata-se de um caso de uso inadequado do plural.

O plural da palavra sabão é sabões. Ontem eu comprei um sabão de coco no supermercado. Ontem eu comprei dois sabões de coco no supermercado.

feijões | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

É o caso de óculos, férias e parabéns. Esses vocábulos são exclusivamente plurais em nosso vernáculo, e isso é evidente em relação à concordância. O correto é OS óculos, AS férias, OS parabéns (mesmo que seja um único objeto, um único período de descanso ou uma única felicitação).

marias | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

Plural: boas-fés.

fins de tarde - Tradução em inglês – Linguee.

O plural de fogãozinho e cidadão é: fogãozinhos e cidadãos.

Plural: beija-flores. Origem etimológica:forma do verbo beijar + flor. Plural: beija-flores.

Lembrando que são palavras variáveis substantivos, verbos, adjetivos, pronomes, artigos e numerais. Exemplos: cota-parte (cotas-partes) mão-boba (mãos-bobas)

O erro de concordância verbal existe quando não há harmonia entre o sujeito gramatical e o verbo, em pessoa e número. Portanto, é correto dizer ou escrever “ele estuda”. Ao contrário, se torna um erro afirmar “Ele estudam” ou “Eles estuda”.