Quando usar º ou ª?

Perguntado por: hmello . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

Os números ordinais acompanham os símbolos 'º' (masculino) ou 'ª' (feminino), os quais indicam a forma abreviada dos termos, por exemplo: 2.º ou 2. ª (lê-se segundo ou segunda). Para que não seja confundido com o símbolo de graus (°), o ponto deve sempre vir após o número (1.º/1. ª).

O número cardinal é aquele que expressa uma quantidade absoluta, enquanto o número ordinal indica a ordem ou a série em que determinado número se encontra incluído. Em geral, aprendemos e nos acostumamos tão facilmente a passar do ponto de vista cardinal para o ordinal, que quase não distinguimos mais essa diferença.

A abreviação de número pode ser n.º, N.º, núm. ou n. Eu quero o número 3. Eu quero o n.º 3.

1s e uns são possíveis.

Em tipografia, o indicador ordinal é um símbolo adjacente ao número para denotá-lo como ordinal (e não cardinal). O exato símbolo utilizado varia de acordo com o idioma.

Usando o Teclado

  1. ALT + 167 = º
  2. ALT + 166 = ª
  3. ALT + 0186 = º
  4. ALT + 0170 = ª
  5. ALT + Ctrl+ [ = ª
  6. ALT + Ctrl+ ] = º

Inserir caracteres ASCII
Por exemplo, para inserir o símbolo de grau (º), pressione e segure ALT enquanto digita 0176 no teclado numérico. Você deve usar o teclado numérico para digitar os números e não o teclado.

Os numerais cardinais admitem a conjunção “e” entre unidades, dezenas e centenas, enquanto os números ordinais não, por exemplo: 2145 (dois mil cento e quarenta e cinco), em numeração cardinal; e 2.145.º (dois milésimos centésimo quadragésimo quinto), em ordinal.

Podem ser classificados como cardinais, ordinais, multiplicativos ou fracionários, sendo cada tipo usado em contextos numéricos distintos. A maioria dos numerais é invariável, mas em alguns casos (como os números ordinais) há flexão de gênero, havendo uma forma no masculino e outra no feminino.

Os numerais podem ser: cardinais (um dois, três), ordinais (primeiro, segundo, terceiro), fracionários (meio, terço, quarto) e multiplicativos (dobro, triplo, quádruplo).

Números ordinais são aqueles números que expressam ordem, como 1º (primeiro) e 1ª (primeira).

111: centésimo décimo primeiro; 500: quingentésimo; 655: sexcentésimo quinquagésimo quinto; 700: septingentésimo.

N/A, n/a ou NA é uma abreviação ou sigla utilizada na língua inglesa comum em banco de dados e como resposta a formulários que significa not applicable (não aplicável ou não se aplica), not available (não disponível) ou no answer (sem resposta).

O que escrever por extenso e em algarismo:
De zero a dez: escreva por extenso. De 11 a 999: use algarismos. A partir de mil: use algarismo + palavra para números redondos ou aproximados — 3 mil, 4,3 mil, 18,7 mil, 3 milhões, 20 milhões, 1,3 bilhão. Não use 1 mil, use apenas mil.

Um exemplo é a definição de UNIDADE que já foi vista de muitas formas diferentes, como UN, UNID, UNIDADE, UNI, UND, e, agora, na tabela padrão: UNID.

Formas de tratamento: as formas senhor e senhora só devem usadas em reproduções de falas ou em entrevistas. Assim, nesses casos, quando seguidas de nome próprio, prefira abreviá-las: sr. e sra. (use com inicial minúscula).

500.º - qüingentésimo. 600.º - sexcentésimo (ou seiscentésimo) 700.º - septingentésimo (ou setingentésimo) 800.º - octingentésimo.