Quando usar o jus?

Perguntado por: ubrites . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 12 votos

Jus é muito usado nas ciências jurídicas, quando se diz “que se faça jus”, ou seja que seja feita justiça, que aconteça somente o que a pessoa merecer. Existem algumas divergências sobre como se escreve, se é jus ou juz, mas o correto mesmo é com a letra S no final.

Fazer jus a: tem crase? Como a locução fazer jus a termina na preposição a, ocorre contração dessa preposição com um artigo definido que lhe siga: a + a = à

Súmula 481- “ Faz jus ao benefício da justiça gratuita a pessoa jurídica com ou sem fins lucrativos que demonstrar sua impossibilidade de arcar com os encargos processuais.”

1 ser merecedor de, ser merecedor, ser digno de, ser digno, merecer, valer, ter direito a, requerer.

“Fazer jus a” é uma locução verbal cujo significado remete a “merecer”, “ter o direito de”, “usufruir de algo”. Assim quando dizemos “Ela faz mesmo jus à fama de linda”, estamos passando a ideia de que a garota em questão merece mesmo ser chamada de linda, pois ela definitivamente é linda.

Palavras que rimam com Jus: Fazer jus. Cujus. Cajus.

10 autorização, licença, permissão, concessão, consentimento, aquiescência.

1 deste modo, desse modo, daquele modo, deste jeito, desse jeito, daquele jeito, desta forma, dessa forma, daquela forma, desta maneira, dessa maneira, daquela maneira, destarte, dessarte.

A forma correta é fazer jus, com “s”. A expressão fazer juz está incorreta e, por isso, não deve ser utilizada na língua portuguesa.

fazer jus a
Merecer algo ou esforçar-se muito por alcançar. Plural: juses.

As duas formas são aceitas, mas seus significados são distintos. Dá é a forma conjugada do verbo dar na terceira pessoa do singular do presente do indicativo ou segunda pessoa do singular do imperativo, enquanto dar é a forma do verbo no infinitivo. veja mais detalhes e exemplos de uso abaixo.

A pessoa natural ou jurídica, brasileira ou estrangeira, com insuficiência de recursos para pagar as custas, as despesas processuais e os honorários advocatícios tem direito à gratuidade da justiça, na forma da lei.

· Justiça gratuita: trata da dispensa das despesas processuais e extraprocessuais, desde que as últimas sejam necessárias para o andamento do processo. · Assistência judiciária: engloba o serviço gratuito de representação, em juízo, da parte que requer e tem deferida a citada assistência.

De acordo com a norma, o jus postulandi limita-se às Varas do Trabalho e aos Tribunais Regionais do Trabalho. Não pode ser aplicado em ação rescisória, ação cautelar, mandado de segurança e em recursos de competência do Tribunal Superior do Trabalho.

Direitos de certos cargos e funções: 1 atribuições, liberdades, vantagens, benefícios, privilégios, direitos, regalias, imunidades, apanágios, garantias, benesses, favores, favorecimentos, ajudas, beneficiamentos, incentivos, proveitos, conveniências, prós, franquias, isenções.

1. Faz teu nome. Expressão usado no ato de estimular/incentivar uma pessoa ou alguma ação dela. Você vai arrasar nessa prova, faz teu nome!

Continuar lendo O que é Lex e jus?