Quando usar o freio motor?

Perguntado por: esantos . Última atualização: 31 de maio de 2023
3.9 / 5 16 votos

O freio motor nada mais é do que um auxílio às frenagens mais longas em trechos onde há declives. Ele também pode ser acionado no trânsito, quando há desacelerações nos congestionamentos. Ele é acionado quando você tira o pé do acelerador, reduzindo a velocidade usando o funcionamento do motor para segurar o veículo.

Em que momento usar o freio motor no caminhão?

  1. Descidas.
  2. Durante trânsito lento.
  3. Quando for necessário frear bruscamente.
  4. Custos associados a manutenção mais baixos.
  5. Condução mais segura em declives.
  6. Eficiência de combustível.

“Nesses casos, o motorista deve utilizar as marchas manuais do câmbio automático. Então, traz para o manual (pelas aletas atrás do volante ou mesmo pela alavanca) e reduza para uma marcha que faça o freio motor segurar a velocidade, assim usando cada vez menos o pedal do freio”, explica o especialista.

Em descidas, reduza a velocidade do veículo e opte por marchas mais lentas. Se for uma descida muito íngreme, coloque a segunda marcha (em casos mais extremos utilize a primeira) e pise no freio pausadamente, para não sobrecarregar o sistema.

“Na hora de conduzir um carro com câmbio automático em uma descida de serra, o ideal é reduzir a velocidade e engatar a marcha L (Low) ou outra que limita as trocas até um determinado número de marchas (2ª ou 3ª, por exemplo), dependendo do modelo”, ensina.

Para manter uma boa eficiência do freio motor, é importante manter a rotação ideal, que é na parte demarcada em amarelo no conta-giros. Isso fará com que tenha maior eficiência de frenagem.

O recomendado pelas montadoras é que a revisão preventiva seja feita a cada 5.000 km, já os especialistas em freios orientam a substituição entre 30.000 e 40.000 km rodados, depois desse período o desgaste é inevitável!

Trocando em miúdos, o uso do freio motor ou retarder nessas condições, dependerá também da habilidade do motorista. Importante também conscientizar os motoristas que na chuva, não devem andar com a suspensão erguida, mesmo aqueles caminhões que possuem ABS ou EBS, que é um sistema de freios controlado eletronicamente.

A marcha reduzida é uma ferramenta útil que pode ajudar a aumentar o torque e reduzir a velocidade de um carro em situações de força ou tração. No entanto, é importante usá-la com moderação e seguir as orientações corretas para evitar danos ao veículo e garantir a segurança do motorista e dos passageiros.

O freio retarder é um mecanismo de freio auxiliar de acionamento hidráulico, que atua diretamente no sistema de transmissão do veículo, realizando a frenagem na caixa de mudanças, diferentemente do freio motor.

Não existe uma rotação ideal para todos os veículos. O ideal é que você saiba qual é a faixa de rotação na qual seu veículo apresenta o melhor rendimento. Na maioria dos modelos compactos, esta faixa costuma ser entre 1.800 rpm e 2.000 rpm.

Tem: todos os carros têm o freio-motor, mas nem todos os motoristas, mesmo aqueles que se julgam “bom de volante”, fazem uso deste recurso.

Desça com o carro engrenado
Dirigir com a marcha engrenada garante estabilidade, além de oferecer mais eficiência no momento de frenagem do motor. Esse cuidado permite com que o freio não precise ser acionado o tempo todo durante a descida, preservando todo o sistema do veículo.

Como ativar o freio motor? Para acionar o mecanismo, os motoristas de caminhão habilitam um interruptor do freio motor. As especificações podem variar conforme o fabricante. Feito isso, tudo o que o condutor precisa fazer para usar o freio motor é tirar a pressão do acelerador.

Resposta direta e reta: não, não é possível sair de segunda marcha em uma ladeira. Quando o condutor opta pela segunda marcha na descida, esta marcha sobrecarrega o disco e pode inutilizar completamente toda a embreagem, independentemente da quantidade de quilômetros rodados.