Quando usar o estarem?

Perguntado por: ipimenta . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 4 votos

Deve ser utilizado, principalmente, nas locuções verbais, quando o mesmo tiver regência de uma preposição e quando não houver sujeito definido. Ainda pode ser usada em alguns outros casos. Geralmente, a dúvida está na utilização do verbo nas locuções ou em frases com preposições.

Ambas as construções estão corretas, embora o seu significado tenha ligeiras diferenças. A preposição para pode ter um valor espacial, de indicação de direção, ou um valor temporal. É este último o seu valor na frase: (1) «O melhor está para vir.»

Macete para escrever corretamente “está” e “estar”
Para não errar mais, existe um macete que ajuda a saber exatamente qual dos dois modos empregar. Assim, sempre que a dúvida aparecer, tente substituir “estar” por outro verbo no infinitivo. Se o verbo flexionar, use “está”. Se não se flexionar, empregue “estar”.

Indicativo

  • Presente. euestou. tuestás. eleestá nósestamos. ...
  • Pretérito Imperfeito. euestava. tuestavas. eleestava. ...
  • Pretérito Perfeito. euestive. tuestiveste. eleesteve. ...
  • Pretérito Mais-que-perfeito. euestivera. tuestiveras. eleestivera. ...
  • Futuro do Presente. euestarei. tuestarás. eleestará ...
  • Futuro do Pretérito. euestaria. tuestarias. eleestaria.

O verbo estar é um verbo irregular que pode ser utilizado como auxiliar e como verbo de ligação.

A forma correta de escrita é não está. Não está aqui. Não está longe. Não está pronto.

Esta, sem acentuação gráfica, é uma palavra paroxítona, tendo a sílaba es como sílaba tônica: ES-ta. Está, com acento agudo no a, é uma palavra oxítona, tendo a sílaba tá como sílaba tônica: es-TÁ.

Sendo assim, o correto é devem ser.

Quando a frase se referir ao passado, use “vim”. Por exemplo: ontem, eu vim aqui. Agora, quando a frase não estiver no passado, use “vir”.

A diferença fundamental é que bem é um advérbio, e bom, um adjectivo, o que faz com que desempenhem diferentes funções e, por conseguinte, apareçam em posições diferentes na frase.

Está é a forma conjugada do verbo estar na 3. ª pessoa do singular do presente do indicativo (ele está, ela está, você está) ou na 2. ª pessoa do singular do imperativo (está tu). Estar é a forma do verbo no infinitivo (vai estar, pode estar, deve estar).

Pronome demonstrativo: 1 este, isto.

O mesmo que: existo, permaneço, fico, suponho, hei, habito, resido, condigo, custo.

Você pode usar ESTAR A FAZER ou ESTÁ A FAZER, veja como: Alô, Tereza: José já está a fazer um churrasco para os nossos amigos aqui em casa agora.

substantivo deverbal Ação futura de estar; ato de possuir ou demonstrar uma condição ou estado temporário, de ficar numa certa situação por algum tempo: amanhã o cantor estará aqui?

Quando se conjuga o verbo "estar", a forma correta é “estarão”.

Está é a forma verbal do verbo estar conjugado na 3. ª pessoa do singular do presente do indicativo (ele está) ou na 2.
...
Exemplos com está

  • Você já está pronto?
  • Meu cachorro está com a pata partida.
  • Ligue mais tarde, ela já está no trabalho.

O correto no questionamento sobre o estado de um sujeito é: "Como você está?", uma vez que o verbo precisa estar na terceira pessoa do singular do presente do indicativo por ser representado pela pessoa "você" que, por sua vez, corresponde a "ele" - terceira pessoa do singular.

Significado de Está
Ação de comparecer, de estar presente: o cantor está na festa. Ato de coabitar, de possuir a mesma habitação: a filha está com os avós. Ação de permanecer, durante um tempo, numa situação específica: o pai está deitado. Etimologia (origem da palavra está).

Verbo irregular da 1ª conjugação. Varia nas desinências. Pretérito perfeito do ind.

Na locução de férias, o verbo estar é usado com a preposição de para transmitir uma situação ou estado. Também é considerado correto o uso da preposição de com os verbos entrar e sair: Estou de férias desde ontem.