Quando usar o Cerumin?

Perguntado por: iapolinario . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.4 / 5 3 votos

Cerumin deve ser usado exclusivamente no ouvido e não pode ser ministrado através de qualquer outra via que não otológica. A dose usual é de 5 gotas no ouvido, 3 vezes ao dia, com intervalo de aproximadamente 8 horas entre as doses. Aplique Cerumin com a pessoa deitada e com o ouvido afetado virado para cima.

Pingar 5 gotas de CERUMIN Solução Otológica no ouvido 3 vezes por dia. A aplicação deve ser feita com o paciente deitado e com o ouvido afetado para cima. Esta posição deve ser mantida por 5 minutos para facilitar a penetração do medicamento.

Quando fazer limpeza de ouvido? A limpeza de ouvido pode ser necessária quando a quantidade de cerume traz desconforto. “Alguns dos sintomas que indicam que esse tratamento é indicado incluem coceira, sensação de ouvido entupido e até zumbido”, lista a otorrino. Algumas pessoas produzem mais cerume que outras.

Cerumin deixa surdo? Por sua ação de amolecer a cera do ouvido e a mesma encostar no tímpano, é comum a sensação de surdez.

A dose usual é de 5 gotas no ouvido, 3 vezes ao dia, com intervalo de aproximadamente 8 horas entre as doses. Aplique Cerumin com a pessoa deitada e com o ouvido afetado virado para cima. Após a aplicação, o paciente deve ficar deitado e sem se mover por 5 minutos para garantir a penetração da solução.

A saída (ou refluxo) da solução de Aceratum após a sua aplicação no ouvido é comum e normal. Não usar cotonetes, palitos de dente, grampos de cabelo ou qualquer outro instrumento para remover a cera do canal auditivo devido ao risco de lesão.

Resumindo: Não deve usar cotonete em nenhuma circunstância, pois não ajuda e pode atrapalhar. Procure um médico otorrinolaringologista para que seja feita a remoção da cera de forma segura.

Assim, o Cerumin auxilia no processo de lavagem, uma vez que o medicamento amolece a cera e facilita a limpeza profunda, que deve ser sempre realizada em consultório médico. Após alguns dias da aplicação do remédio, a pessoa pode fazer a remoção de cerume tranquilamente, sem sofrer nenhum dano no canal auditivo.

São eles:

  1. Desconforto ou sensação de ouvido entupido;
  2. Coceira;
  3. Perda parcial de audição;
  4. Zumbido;
  5. Tonturas;
  6. Tosse.

Se você estiver com a sensação de que há acúmulo de cera no canal auditivo, pingue 2 gotinhas de óleo Johnson ou óleo de amêndoas no ouvido. Em seguida, com a ajuda de uma seringa, coloque um pouquinho de soro fisiológico dentro da orelha e vire a cabeça lentamente para que o líquido saia totalmente do ouvido.

Para amolecer a cera do ouvido com água, a pessoa deve deitar de lado, pingar água dentro do ouvido, e ficar assim por quinze minutos. Outra opção é deitar, pingar a água, tampar com algodão molhado, e esperar os quinze minutos sentado(a).

Pode ser que existam algumas farmácias que fazem lavagem de ouvido, mas não é recomendado devido aos riscos do procedimento. A lavagem de ouvido deve ser realizada apenas por um médico otorrinolaringologista, especialista na região do ouvido.

Embora seja um técnica simples, a lavagem não deve ser feita em casa, já que o ouvido tem mecanismos naturais de retirar a cera. Assim, esta técnica apenas deve ser usada quando é indicada pelo otorrinolaringologista.

Além do cotonete, outros instrumentos podem contribuir para aprofundar o cerúmen. Um deles é o fone de ouvido intra-auricular, cujo uso é cada vez mais disseminado. Complementando, tampões auditivos também atuam como causa. É preciso considerar ainda as doenças dermatológicas, como dermatite seborreica e psoríase.

sete dias

Em torno de quantos dias o cerumin tem seu efeito por completo? Geralmente recomenda-se o uso do cerumin por sete dias, mas esse período pode variar de 3 dias até 2 ou 3 semanas. Após o período recomendado orienta-se retorno com o otorrinolaringologista para realizar a remoção completa da cera de ouvido.