Quando usar o bom é boa?

Perguntado por: oazambuja . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 12 votos

A palavra Bom é um adjetivo, isto é, serve para dar característica para um substantivo, enquanto a palavra Bem é um advérbio, isto é, serve para dar característica para um verbo.

O vocábulo recebe acento quando estiver imediatamente antes de um ponto de interrogação, final ou de exclamação. Exemplos: “Ela precisa de você hoje para quê?” “Você disse o quê?”

Em relação à utilização de "quão" e "quanto", a palavra quão é usada antes de um adjetivo ou advérbio, e "quanto" antes de um substantivo (a não ser que seja um advérbio modificador do verbo).

Ser bom é ser você, dar valor a todas as suas qualidades, seus sonhos e tentar torna-los realidade sem afetar terceiros de forma negativamente. Ser bom é valorizar o próximo, e exaltar suas características e sua personalidade e suas ações.

1. mal, erradamente, incorretamente, erroneamente, inadequadamente, indevidamente, imperfeitamente, pessimamente, péssimo, insatisfatoriamente, inconvenientemente, inutilmente, deficientemente, desabilmente, desfavoravelmente.

Quando se usa mal e mau? “Mau” é sempre um adjetivo usado para descrever algo ou alguém de forma negativa. “Mal”, por sua vez, pode ser um advérbio de modo, um substantivo ou uma conjunção. Como advérbio, a palavra indica que algo não foi bem feito.

O TOP foi criado para substituir o BOM e terá os mesmos modelos disponíveis. O cartão TOP pode ser retirado gratuitamente em um dos postos presenciais ou entregue em domicílio (com custo de envio).

  • sinónimos. agradável, aprazível, assegurado, belo, benévolo, benigno, bondoso, capaz, certo, competente, delicioso, destro, eficiente, favorável, garantido, gostoso, gracioso, hábil, indulgente, perfeito, profissional, saboroso, seguro.
  • antónimos. ...
  • veja também.

2 muito bem, certo, joia, legal, maneiro, bacana. Exemplo: Muito bom! Adorei!

Embora popularizada, essa expressão deve ser evitada, dando-se preferência à forma sem o artigo O, isto é, somente QUANTO ANTES. “Quanto antes” é a forma reduzida da expressão “quanto antes, melhor”. Ninguém diz “preciso acabar este trabalho o quanto antes, melhor”.

De que modo: 1 como. 2 como, quanto, que.

Sou vem do verbo ser. O mesmo que: existo, aconteço, vivo, faço, relaciono, significo, represento, estou.

AdjetivoEditar

SingularPlural
Masculinobombons
Femininoboaboas

Bons | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

adjetivo Que demonstra bondade: uma pessoa boa.

Se “muito” sofrer variações, ele é adjetivo e concordará sempre com o substantivo devendo ser utilizada a forma “bastantes”. Se não sofrer variações ele é advérbio, portanto, invariável devendo permanecer na forma singular “bastante”.

Observe: Mal é advérbio, antônimo de bem. Mau é um adjetivo, antônimo de bom.

O contrário de carinho é: 1. desapego, desamor, descarinho, desafeto, aversão, desafeição, indiferença, abandono, desinteresse.