Quando usar Não obstante?

Perguntado por: ufreitas . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 3 votos

É sinônimo de "apesar de", "conquanto", "contudo", "a despeito de", "nada obstante". Habitualmente utiliza-se "não obstante" para expressar que determinada situação aconteceu de forma contrária daquela que se esperava; algo que deveria ter acontecido de um modo, mas que por algum motivo aconteceu de outro.

6 sinônimos de obstante para 1 sentido da palavra obstante: Que impede: 1 atravancante, embaraçante, impedidor, impediente, impeditivo, obstativo.

1 assim, assim sendo, dessa forma, dessa maneira, desse jeito, desse modo, à vista disso, em vista disso, por isso, por conseguinte, portanto, logo.

Significado de Por conseguinte
locução conjuntiva Como consequência ou efeito do que foi anteriormente mencionado, referido, falado; em resposta a; por consequência; logo, portanto: a cotidiana é, por conseguinte, a realidade fundamental e mais básica do homem.

Outrossim, cumpre salientar que possui bons antecedentes e jamais participou em qualquer delito". No exemplo acima, "outrossim" é facilmente substituível por "além disso" ou "também", confirmando a sua função de adição e continuação.

Destarte: É formada pela aglutinação dos vocábulos “desta” + “arte” (desta arte). É um advérbio que transmite a noção semântica de conclusão, estabelecendo uma relação de causa/efeito entre duas orações, ou seja, pode ser sinônimo de: “deste modo”, “desta forma”, “desta maneira”, “assim sendo”.

Elas introduzem locuções adverbiais (“Não obstante o cansaço” / “Apesar do cansaço”). As preposições e as locuções prepositivas, como sabemos, também podem introduzir orações reduzidas com verbo no infinitivo. Assim, dizemos: Apesar de ESTAR cansado, ele saiu. / Não obstante ESTAR cansado, ele saiu.

Significado de Além disso
locução adverbial Inclusivamente; em adição a; aliás: além disso, trouxe todos os ingredientes; as críticas não me definem porque estou além disso.

1 e, e também, também, igualmente.

Destarte é utilizado para referir o que vai ser mencionado no discurso e dessarte é utilizado para referir o que foi mencionado no discurso. São sinônimas de: assim sendo, à vista disso, consequentemente, em vista disso, então, isto posto, logo, pois, por conseguinte, por consequência, por isso, portanto, entre outros.

nesse ínterim
No tempo de intervalo entre dois factos ou acontecimentos.

Destacar-se, ter relevo, sobressair.

1 consecutivo, sucessivo, seguido, sequente, subsequente, subsecutivo, imediato, encarrilhado, ininterrupto, contínuo, continuado, posterior, ulterior. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. Aquilo que é consequente: 2 consequente, resultante, decorrente, derivado.

u·ni·ca·men·te te

  1. De modo único.
  2. Usa-se para destacar um aspecto , circunstância ou elemento entre vários possíveis (ex.: o comprador está unicamente interessado nas telas). =
  3. Usa-se para restringir (ex.: ele reagiu unicamente por defesa). =

Nessa perspectiva de... Sob essa ótica... Sob esse viés.. Acerca dessa lógica... No que concerne...

A Antítese consiste na formação de uma frase com palavras ou expressões de sentidos contrários. Trata-se, portanto, de uma figura de linguagem.

A vírgula é um sinal de pontuação usado para indicar pequenas pausas durante a leitura, além da separação de termos no enunciado para evitar ambiguidade na interpretação. A vírgula é utilizada na escrita para indicar leves pausas e para destacar elementos no enunciado, ajudando a evitar ambiguidade.

- Por que: usado no início ou meio das orações. Aparece em frase interrogativas e pode ser substituído pelas expressões “pelo qual”, “ por qual”. Exemplo: este é o motivo por que (por qual) estamos lutando. - Por quê: aparece sempre ao final das frases interrogativas.

“Porquanto”, como dito, é uma conjunção explicativa, com sentido semelhante a “porque”, “pois”, “visto que” etc., e que é empregada para articular duas orações em relação de coordenação.

Para isolar certas palavras e expressões explicativas, corretivas, continuativas ou conclusivas, tais como: por exemplo, além disso, isto é, a saber, aliás, digo, ou melhor, outrossim, então etc. (neste caso a vírgula é obrigatória).

Doravante significa a partir de agora ou de agora em diante. É um advérbio de tempo, que determina uma mudança a partir de um determinado ponto com direção ao futuro. É sinônimo de futuramente, em seguida etc. Os profissionais da área jurídica fazem uso frequente desse termo.