Quando usar mitra e báculo?

Perguntado por: amaldonado . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 15 votos

O uso da Mitra e do Báculo

  1. Quando está sentado;
  2. Quando faz a homilia;
  3. Quando faz as saudações;
  4. As alocuções e os avisos, a não ser que logo a seguir tenha de tirar a mitra; quando abençoa solenemente o povo; quando executa gestos sacramentais; quando vai às procissões.

Significado de Baculífero
adjetivo [Botânica] Diz-se de uma planta cuja haste pode servir de bastão ou bengala. Etimologia (origem da palavra baculífero). Báculi + fero.

A função do cerimoniário que auxilia o bispo segurando o báculo, se chama baculífero; a função do cerimoniário que segura a mitra, que é aquele chapéu do bispo mais o solidéu, tem a função chamada de mitrífero. É um objeto bastante interessante e que atrai bastante as crianças. Os coroinhas gostam muito desse objeto.

Significado de Báculo
[Por Extensão] Vara, bastão ou qualquer outro objeto usado como cajado, para apoio; cajado, bordão. [Figurado] Auxílio financeiro, material ou apoio moral; apoio, auxílio. [Biologia] Osso alongado que se situa no pênis de alguns animais mamíferos.

«Vossa Excelência» e «Vossa Excelência Reverendíssima» são formas usadas para os bispos.

O roxo simboliza o luto da Igreja pelo sofrimento de Cristo, sendo utilizada no período da quaresma.

Ele simboliza o pano que cobriu a cabeça de Nosso Senhor quando ele foi conduzido para ser sepultado (fonte: Orientale Lumen).

Quem usa mitra é quem tem o sacramento da ordem no terceiro grau. Os bispos são aqueles que têm o poder de governar. O bispo em seu governo está revestido com a mitra, que é um capacete, que significa plenitude do Espírito Santo”, explicou.

A mitra é hoje a mais importante e solene touca da Igreja Católica, pois representa o esplendor da santidade encarnada pelo Bispo, a sua dignidade e autoridade.

Todos os membros ordenados presbíteros da Igreja Católica podem usar o solidéu.

Turiferário: Nome dado ao coroinha que é escolhido para manusear o turíbulo.

Na missa, o diácono recebe da mão do acólito a naveta meio aberta, com a colher que nela está, e apresenta a naveta ao presidente da celebração. Este benze o incenso com o sinal da cruz, sem dizer nada.

Quais as principais funções do coroinha? O coroinha fica responsável por todas as funções da liturgia que não exigem investidura do bispo. Ele cuida das velas, do turíbulo e naveta, dos livros litúrgicos e das procissões, entre outras funções.

“O turíbulo é utilizado principalmente nas missas solenes. É um objeto que queima o incenso com a simbologia de que nossas orações subam aos céus, assim como a fumaça do turíbulo, que também sobe aos céus”, explicou o Missionário Redentorista, Fr. Murilo Di Carvalho.

Antes da reforma litúrgica do Concílio Vaticano II, o ministro da mitra servia-se dum véu de ombros para lhe pegar, e sustentava-a, com ambas as mãos, diante do peito, com as bandas voltadas para si. Depois da reforma litúrgica, a referência ao véu de ombros não aparece em parte nenhuma.

Continuar lendo O que é mitra do Papa?