Quando usar marcha neutra?

Perguntado por: librahim6 . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
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O neutro serve, basicamente, para pequenos deslocamentos emergenciais — como empurrar o carro para fora da via em uma pane seca. Ficar mudando o seletor de marcha a cada parada pode danificar a transmissão, pois a tendência é que o motorista selecione Drive e acelere imediatamente assim que o semáforo abrir.

Se você estiver dirigindo um carro automático, deve deixá-lo no estacionamento. Se tiver um manual, deve colocá-lo em primeira marcha.

Sim, ele pode e até deve pisar no pedal da embreagem, pois vai aliviar tanto o motor de arranque como a bateria. E também por uma questão de segurança: para evitar que o carro dê um 'pulo' se ele estiver engrenado.

Descer ladeiras em ponto morto faz com que o veículo perca o freio-motor e ganhe mais velocidade ao descer, o que pode dificultar a reação do condutor se houver a necessidade de uma freada brusca, ou se precisar desviar de algum obstáculo, visto que, ao descer com o carro engatado, ele desce em segurança e com uma ...

O ideal ao se parar em uma ladeira, por exemplo, é parar, puxar o freio de mão, colocar o câmbio em N, soltar o pedal de freio, esperar o carro parar completamente apenas com o freio de mão e aí sim colocar o câmbio em P.

“Na hora de conduzir um carro com câmbio automático em uma descida de serra, o ideal é reduzir a velocidade e engatar a marcha L (Low) ou outra que limita as trocas até um determinado número de marchas (2ª ou 3ª, por exemplo), dependendo do modelo”, ensina.

Em alguns carros, o modo manual pode ser acionado por meio de shifters de remo. Alguns carros automáticos têm um modo de operação denominado “overdrive” (ou O / D). Este modo é ativado quando o motorista pressiona um botão especial localizado na alavanca de câmbio, acionando assim o engate forçado da marcha mais alta.

Utilize a primeira marcha
O momento de utilizá-las é quando o carro já estiver correndo na estrada, em determinada velocidade. Por isso, da mesma forma que você aprendeu na autoescola, a marcha ideal para subir uma ladeira é a primeira, porque confere mais força para o carro sair do lugar.

Se você está procurando uma vaga para fazer a sua manobra (baliza), coloque segunda marcha e vá bem devagar, aproximadamente 20 km/h. Assim que avistar a vaga, você deve reduzir para primeira marcha e ir o mais devagar que puder, no máximo 10 km/h, e analisar visualmente se o seu carro cabe no espaço disponível.

Para isso, o veículo não deve, em hipótese nenhuma, estar engrenado: o ideal é usar uma segunda marcha, a mesma empregada para o veículo subir uma ladeira.

Não solte o pedal de forma brusca
Para evitar o desgaste do disco de embreagem, o ideal é soltar o pedal suavemente depois de engatar a primeira marcha — o que ocorre, geralmente, a partir de uma rotação de 2 mil rpm.

Cuidados com a embreagem
Evite movimentos bruscos para acionar ou soltar a embreagem; Não segure a embreagem parado no semáforo, isso causa o desgaste precoce dos discos. Espere o sinal abrir; Não “queime” a embreagem, isto é, não acelere e fique com a embreagem acionada por muito tempo.

O neutro serve, basicamente, para pequenos deslocamentos emergenciais — como empurrar o carro para fora da via em uma pane seca. Ficar mudando o seletor de marcha a cada parada pode danificar a transmissão, pois a tendência é que o motorista selecione Drive e acelere imediatamente assim que o semáforo abrir.

Se estiver em uma subida e o carro começar a se movimentar para frente, significa que você passou da meia embreagem e precisará pisar um pouco mais para o veículo ficar parado. Se estiver descendo, é porque pisou mais que o necessário e precisa aliviar um pouco mais o pé do pedal.