Quando usar mais ruim?

Perguntado por: ojaques9 . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 3 votos

Portanto você pode observar que “pior” é comparativo de superioridade de “ruim”, ou seja, se não fosse uma exceção à regra, o normal seria dizer “mais ruim” (meu resultado foi mais ruim que o seu). Mas, como se trata de exceção, o certo é dizer “meu resultado foi pior que o seu”.

A palavra MELHOR só irá para o plural quando for adjetivo (= mais bom): “Eles foram os MELHORES em campo.” A palavra MELHOR torna-se invariável quando é advérbio (= mais bem): “Eles analisaram MELHOR os fatos”; “Eles se colocaram MELHOR”.

Portanto você pode observar que “pior” é comparativo de superioridade de “ruim”, ou seja, se não fosse uma exceção à regra, o normal seria dizer “mais ruim” (meu resultado foi mais ruim que o seu). Mas, como se trata de exceção, o certo é dizer “meu resultado foi pior que o seu”.

O correto é mais. Maior é uma palavra usada em comparações, empregada na indicação de tamanho e intensidade, o que não é o caso na oração. Quando o intuito é dizer que podem ser obtidas informações adicionais, complementares, o correto é usar mais (indicação de quantidade, acréscimo).

Podemos, então, concluir que pior é uma forma do comparativo de superioridade, pelo que se quisermos construir um comparativo de inferioridade, não poderemos usar «menos pior». Teremos, antes de optar por «menos mal/mau». Disponha sempre!

Para não confundir os dois vocábulos, a dica é trocar pelo termo contrário (antônimo): Mal é o contrário de “bem” – Ex.: Ana estava passando mal./Ana estava passando bem. Mau é o contrário de “bom” – Ex.: O vilão do filme era mau./O herói do filme era bom.

Exemplos: Ela se sentia mal, mas foi trabalhar. Ela se sentia mal, porém foi trabalhar.
...
MAS: conjunção adversativa

  1. Ela era bonita, mas solitária.
  2. Estava chovendo forte, mas ele foi nadar.
  3. As crianças detestam beterraba, mas comeram tudo.

As expressões "mais pequeno" e "mais grande", por exemplo, correspondem, respectivamente, a "maior" e "menor". Trata-se do grau comparativo desses adjetivos. "Grande" tem como comparativo "maior", "pequeno", "menor". É o mesmo caso de "melhor", em vez de "mais bom", e "pior", em vez de "mais ruim".

Sim. Numa frase podemos usar "mais alto" e "mais baixo" se a comparação for feita com outro adjetivo. Por exemplo: "José é mais alto do que bonito."

Uma explicação provável para a pronúncia muinto é que o m, embora vindo antes e não depois das vogais, tenha exercido uma influência de nasalização, como também em “mãe” e “minha”.

Maiores é o plural de maior. O mesmo que: capitais, absolutos, grandes, plenos, superiores.

Hipopotomonstrosesquipedaliofobia

Hipopotomonstrosesquipedaliofobia (33 letras)
Indica a fobia de pronunciar palavras longas ou complicadas, principalmente em público, por medo de errar.

Qual a diferença entre mal e mau? Mal é um advérbio, antônimo de bem. Mau é um adjetivo, antônimo de bom. Exemplo: Ele é um homem mau, só pratica o mal.

Mau é sempre adjetivo, e significa “ruim”, “imperfeito”, que causa prejuízos. É antônimo de bom, faz o plural com maus e o feminino é má. Ex: Aquele artista sempre fazia o papel de homem mau. Já mal, pode ser classificada como advérbio de modo, quando significa “incorretamente”, “erradamente”.

Mau ou mal?

  1. Mal é advérbio, antônimo de bem.
  2. Mau é um adjetivo, antônimo de bom.
  3. Márcio é um mau funcionário.
  4. Ele fez uma tarefa mal feita e saiu apressado para a escola. ( advérbio)
  5. Mal chegou do trabalho precisou voltar porque havia esquecido as chaves de casa. ( ...
  6. O doente padece de um mal incurável. (

Mais é um advérbio de intensidade e sempre será utilizado em oposição à palavra menos. Atenção: Não confunda mas com más! A palavra más, quando grafada com acento agudo, é o feminino de boas e o plural de má.

Para que os alunos consigam reconhecer a diferença de uso entre as palavras com L ou U, é importante destacar que o "U" é usado no final da palavra quando ele sozinho é tônico: baú, Jaú. O "L" é usado quando a sílaba final total é tônica: afinal, legal, moral.

“Demais” expressa intensidade e quantidade = “muito” (contrário de “pouco”); “De mais” expressa apenas quantidade = “a mais” (contrário de “a menos”, “de menos”).

"Mais grande" pode se usado, mas somente num contexto bem específico, quando a "grandeza" é contrastada com outra qualidade - "mais grande do que maduro", "mais grande do que forte", "mais grande do que inteligente".

Subir para cima e descer para baixo são pleonasmos. O pleonasmo é a repetição duma ideia pelo emprego duma ou mais palavras, cujo sentido já está expresso anteriormente, como nas expressões apresentadas. Há quem condene incondicionalmente o pleonasmo, o que não está certo.

“No qual” deve ser usado com verbo transitivo indireto e “o qual” deve ser usada com verbo transitivo direto.