Quando usar Hifen em super?

Perguntado por: nmendes . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.1 / 5 16 votos

Hiper, inter e super exigem hífen diante de palavras iniciadas pelas consoantes H e R, como em super-habilidade e inter-relação. Além, aquém, bem, ex, super, pós, pré, pró, recém, sem, sota, soto, vice e vizo sempre exigem hífen, como em recém-formado e além-túmulo.

O prefixo super- deve ser separado do segundo elemento por hífen somente nos casos em que este inicia por "r" ou "h". Nos demais casos, o hífen não é usado. Portanto, o correto é supermercado, sem hífen.

Se a palavra a que se refere o prefixo começar com qualquer outra letra, escreve-se TUDO JUNTO. Isso mesmo, tudo junto. Ou seja: superpromoção, superbonito, super-realista, super-homem (ou Super-Homem, no caso do personagem) etc.

Como regra geral, nas palavras compostas o hífen é usado quando o primeiro termo, por extenso ou reduzido, está representando por forma substantiva, adjetiva, numeral ou verbal: decreto-lei, mesa-redonda, arco-íris, tio-avô, conta-gotas, porta-aviões, guarda-noturno, boa-fé, má-fé.

De acordo com a nova ortografia, a regra base indica que o hífen é utilizado quando o prefixo termina com a mesma letra que começa a segunda palavra ou quando a segunda palavra começa com h.

A forma correta é SUPERINDICO, superindicou. O ABC da Língua Culta resume: SUPER é um prefixo. Indica 'excesso; aumento; posição acima, em cima ou por cima; superioridade; em seguida. Vem acompanhado de hífen só antes de h ou r: super-homem, super-realidade, etc.

Ex: Super-homem, super-herói, super-habilidade, super-requintado, super-real, super-resistente, etc. Nos demais casos, não há hífen. Ex: Supersalário, superbactéria, superfaturado, supermercado, superlotado, supermãe, superaquecido, etc.

a) Normalmente sem hífen: hipermercado, hipertensão, intermunicipal, interestadual, supermercado, superaquecido...

A forma certa de se escrever é dia a dia, sem hífen. Por exemplo: “A lista de presença é atualizada dia a dia”. “Dia-a-dia”, com hífen, deixou de ser usado quando o Novo Acordo da Língua Portuguesa se tornou obrigatório em 2016 e simplificou o uso da locução.

Depois do prefixo “super”, o hífen só é usado antes das palavras começadas por “h” ou “r”. Por exemplo: super-herói, super-real, super-humano, super-resistente.

Que é muito rápido. Plural: super-rápidos. Plural: super-rápidos.

Resposta: De acordo com a nova ortografia, a regra base indica que o hífen é utilizado quando o prefixo termina com a mesma letra que começa a segunda palavra ou quando a segunda palavra começa com h.

Quando NÃO usar o hífen em palavras compostas

  • água-de-colônia.
  • cor-de-rosa.
  • pé-de-meia.
  • arco-da-velha.
  • mais-que-perfeito.
  • ao deus-dará
  • à queima-roupa.

mandachuva (forma do verbo mandar + chuva)
Por último, a referência maior que podemos ter sobre a ortografia das palavras em Língua Portuguesa é o VOLP (Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa). Nele, a forma que se apresenta é a sem hífen, observe: Escrito por Carol Machado, em 28 de agosto de 2019.

Use o hífen:

  • Em palavras compostas, locuções e encadeamentos vocabulares.
  • Em formações com prefixos ou falsos prefixos.
  • Em palavras compostas, locuções e encadeamentos vocabulares.
  • Em formações com prefixos ou falsos prefixos.
  • 1) Uso de maiúsculas em segundo elemento de palavras com hífen.
  • 2) Translineação.

O QUE É? O hífen é um sinal diacrônico de pontuação que tem como função a união de substantivos compostos, união de pronomes à verbos e translineação. 1ª regra: De acordo com a ortografia brasileira, não se emprega hífen quando o prefixo termina por uma vogal, e a segunda palavra inicia por uma vogal diferente.

ALÉM, AQUÉM, BEM, EX, SUPER, PÓS, PRÉ, PRÓ, RECÉM, SEM, SOTA, SOTO, VICE e VIZO sempre exigem hífen. Exemplos: Recém-formado / além-túmulo / super-homem / ex-namorado / vice-diretor.

Alteração descabida e que fere o acordo, porque este não a previa, foi introduzida pelo VOLP – Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, publicado em 2009, que eliminou o hífen que se empregava sempre que se transformavam frases e expressões em substantivos e sempre que não se identificava clara unidade semântica, ...

A forma correta é SUPERINDICO, superindicou. O ABC da Língua Culta resume: SUPER é um prefixo. Indica 'excesso; aumento; posição acima, em cima ou por cima; superioridade; em seguida.