Quando usar haja vista?

Perguntado por: ereis . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 9 votos

HAJA VISTA ou HAJA VISTO? A forma correta da expressão usada com o sentido de “veja”, “basta ver”, “considerando-se”, “tendo em conta”, “tendo em vista” é “haja vista”, locução verbal invariável, que não admite flexão de gênero nem de número, qualquer que seja o elemento a que se refira.

Por exemplo: Faremos uma visita a ele, tendo em vista que ele está doente. (= Faremos uma visita a ele, haja vista que ele está doente.) Nunca diremos ou escreveremos "tendo em visto", portanto só devemos usar "haja vista".

Haja vista, é um termo equivalente a, ou seja, ele é escrito em duas palavras e, diz a ortografia entre vírgulas.

Outrossim é um advérbio de modo que significa "igualmente"; "também"; "além disso"; "do mesmo modo". Os advérbios são palavras invariáveis que modificam o sentido de um verbo, um adjetivo ou outro advérbio.

verbo Estar atento para algo no futuro; preconceber, planejar: o investidor deve ter em vista o médio e o longo prazo; tendo em vista o sucesso do projeto, contratou profissionais capacitados. Querer algo ou alguém; ter em mira, pretender: ela tem em vista um novo pretendente.

Haja coração ou aja coração? Se, rapidamente, sem pestanejar, você já respondeu “haja coração”, sugiro que continue a leitura deste texto. Acalme-se, que você não está errado. De fato, o correto, na expressão popular que tanto ouvimos, é a utilização do haja, presente do subjuntivo do verbo haver.

1 visto que, dado que, já que, como, porque, em virtude de, devido a, posto que, por causa de, em razão de, em consequência de, porquanto, pois, pois que, na medida em que.

Ambas as formulações são correctas, embora alguns professores prefiram o pronome reflexo junto do verbo principal: "Vou lavar-me", "deve fazer-se". A maioria dos especialistas defende, porém, que não pode haver aqui uma regra fixa, variando sempre a colocação do pronome conforme a eufonia e o ritmo da própria frase.

A frase "O autor tem grave dever, qual seja o da lealdade processual" equivale a "O autor tem grave dever, o qual é o da lealdade processual". Se o antecedente está no plural, empregamos então "quais sejam": "Antônio possui algumas propriedades, quais sejam uma casa, um apartamento e uma chácara".

É incorreta a forma “haja visto” com o mesmo sentido da expressão “haja vista”. “Haja visto” existe na língua portuguesa e significa “tenha visto”.

2) As conjunções adversativas, que expressam oposição, como "mas" e seus equivalentes (porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto), são obrigatoriamente precedidas de vírgula.

Deve-se usar a vírgula para separar os adjuntos adverbiais dos mais diversos tipos. Veja: Quem diria que, aos poucos, eles mudariam seus hábitos.

Destarte: É formada pela aglutinação dos vocábulos “desta” + “arte” (desta arte). É um advérbio que transmite a noção semântica de conclusão, estabelecendo uma relação de causa/efeito entre duas orações, ou seja, pode ser sinônimo de: “deste modo”, “desta forma”, “desta maneira”, “assim sendo”.

É sinônimo de "apesar de", "conquanto", "contudo", "a despeito de", "nada obstante". Habitualmente utiliza-se "não obstante" para expressar que determinada situação aconteceu de forma contrária daquela que se esperava; algo que deveria ter acontecido de um modo, mas que por algum motivo aconteceu de outro.