Quando usar fala ou falar?

Perguntado por: ucastro . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 8 votos

O verbo “falar” está ligado à capacidade que o ser humano possui em se “comunicar por intermédio das palavras”, isto é, pela fala. Já o verbo “dizer” está conectado à ideia de informar ou transmitir alguma coisa que faça sentido e tenha lógica.

Significado de Falar
Iniciar um assunto; contar alguma coisa a alguém: falavam sobre o filme. [Figurado] Ser expressivo ou facilmente compreensível; demonstrar: as ações falam sozinhas; olhos que falam. Expressar-se em uma outra língua: fala espanhol com perfeição.

Atenção: Com a conjunção QUE , use sempre o verbo DIZER. Adequado: Ele disse que vai chegar tarde. Inadequado: Ele falou que vai chegar tarde.

Falar não equivale a dizer, afirmar, declarar, mas a dizer palavras, expressar-se por meio de palavras: Ele fala várias línguas. Falou com o prefeito. Não falará no assunto. Dizer é verbo declarativo.

O Lugar de fala costuma ser um lugar social de prática discursiva associada a experiências sociais especificas e, em geral, relacionadas a algum tipo de opressão ou de iniquidade social. Assim, é muito comum que a ideia de lugar de fala seja utilizada por minorias.

Márcia Franz Amaral define o termo lugar de fala como “a representação das posições sociais e da posse de capital simbólico dos agentes sociais envolvidos, principalmente do jornal e os leitores, que geram Modos de Endereçamento específicos”.

Através da comunicação é possível transmitir várias informações ao mesmo tempo. Além das palavras, expressões, gestos, entonação, humor, velocidade, tudo que envolve esse processo interfere na mensagem a ser enviada.

falar (verbo) -

Significado de Fala
substantivo feminino Ato ou faculdade de falar. Alocução, discurso. Voz, palavra, frase. Expressão, comunicação, significado.

Falar é uma habilidade, conversar é uma arte.

Assim, o verbo “falar”, nesse caso, classifica-se como transitivo indireto. Pedro falou-lhe bobagens. Temos agora dois complementos: “bobagens”, atuando como objeto direto, e o pronome oblíquo “lhe”, representando objeto indireto, haja vista que indica a pessoa com quem se falou.

Para nos referirmos às pessoas podemos usar tanto o pronome “quem” quanto o “que”. Foi ela quem me disse ou Foi ela que me disse? Sempre usamos “que” e, de repente, alguém aparece e diz: caso você se refira a uma pessoa, use “quem”!

O verbo dizer usa-se como verbo transitivo: «Ele diz disparates.» Quanto às regências, o verbo pode reger várias preposições, mas elas vêm, normalmente, associadas a expressões.

O Travessão (—) é um sinal de pontuação usado especialmente no início de cada fala no discurso direto.

O correto é NOSSA VIDA, e NOSSO CORAÇÃO. Trata-se de um caso de uso inadequado do plural. Quando nos referimos a grupos, pessoas diversas, ficam no singular os atributos e partes do corpo que são únicos em cada indivíduo.

Disse vem do verbo dizer. O mesmo que: expôs, expus, caracterizou, caracterizei, aconselhei, aconselhou, falou, falei, alegou.

Quando você se comunica bem, consegue entender melhor o que o outro diz, expor suas ideias, ser entendido e, consequentemente, ter relacionamentos mais positivos. Por tudo isso, é sempre interessante buscar aperfeiçoar suas habilidades de comunicação, para que aprenda cada vez mais e possa evoluir sempre.