Quando usar es ou eis?

Perguntado por: odinis . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 20 votos

És muito bem-vindo. Como substantivo é o plural de é (letra). A palavra ementa tem dois és. Eis é um advérbio, significa aqui está; vede; olhe aqui.

Unem-se a ele os pronomes pessoais átonos me, te, se, o, a, nos, vos: Eis-me aqui, senhor.

1 aqui está, vede, aqui tendes, olhe aqui, veja.

Mas o que significa, afinal, a expressão EIS QUE? Significa “de repente”, “subitamente”, “inesperadamente”. Ex.: Quando ninguém mais contava com o Alfredo, eis que (subitamente, de repente, inesperadamente) ele resolve participar também da empreitada.

A que classe gramatical pertence esta palavra? Grata. A palavra eis é um advérbio. Segundo o «Dicionário de Dificuldades da Língua Portuguesa» de Domingos Paschoal Cegalla, trata-se de «Palavra de origem incerta.

"Ser ou não ser, eis a questão" (em inglês, To be or not to be, that is the question) é a famosa frase dita por Hamlet durante o monólogo da primeira cena do terceiro ato na peça homônima de William Shakespeare.

"Tu és" e "Você é" tem o mesmo significado, porém, "Tu és" faz parte do "pronome pessoal", sendo assim a gramática correta, porém os brasileiros usam "Você é" na maioria das vezes para falar "tu és", sendo assim não tem diferença.

Hoje é comum fazermos essa pergunta – claro, pode ser que façamos de maneira menos formal, como “quem é você?” – contudo a ideia é a mesma: Conhecer meu interlocutor, aquele a quem pergunto.

Moisés

Ao dizer eis-me aqui, Senhor (Êxodo 3.4), Moisés acolhe o chamado de Deus para dispor-se a Ele, como seu Senhor. 'Eis-me aqui' é diferente do 'sim, Senhor' de um fiel soldado que responde ao seu capitão!

O Senhor viu que ele se aproximava para observar. E então, do meio da sarça Deus o chamou: "Moisés, Moisés!" "Eis-me aqui", respondeu ele.

O “ex” dessa relação indica função ou estado anterior, como em ex-presidente, ex-marido, ex-drogado.

2 considerando, tendo em consideração, levando em consideração, tendo em conta, levando em conta, atendendo a, tendo em mente, atentando para, dando importância.

Indica qualidade, geralmente com sentido depreciativo (ex.: alarvice; vigarice).

Diante de todos os acontecimentos, Hamlet se pergunta: “Ser ou não, eis a questão. ” Em outras palavras significa: Continuar existindo ou acabar com a vida?

1 visto que, uma vez que, dado que, como, em virtude de, em razão de, devido a, graças a, por causa de, em função de, sendo que.

Aquele que deixa o cigarro de maconha apagar. "Qual foi, frozen? Gelou o beck?"

O advérbio é a palavra que indica uma circunstância (modo, lugar, tempo). Ele pode modificar um verbo, um adjetivo ou outro advérbio. Exemplos: O vizinho fala alto. (alto é um advérbio que indica o modo como o vizinho fala)

Advérbio de negação
As palavras que integram esse grupo, como o nome já define, são utilizadas com o objetivo de intensificar o sentido de negação. São elas: não; nem; nunca; jamais; de jeito nenhum; de maneira alguma; de modo algum; tampouco. Exemplos: Eu nem vi a novela hoje.

Questão (1) “Ser ou não ser, eis a questão” (famosa frase dita por Hamlet, célebre personagem literário, durante o mo...