Quando usar ES e E?

Perguntado por: amartins7 . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 3 votos

Resposta verificada por especialistas. Eres é usado para a segunda pessoa do singular (tú). Por sua vez, o 'és' é usado para a terceira pessoa do singular (Él, Ella e Usted). Portanto, são usados no presente do indicativo.

Ou seja, gramaticalmente, é incorreto dizer "tu é" assim como "você és", mesmo que em certos lugares do Brasil já seja comum usar-se o "tu" com o verbo na 3ª pessoa. Os pronomes de tratamento podem ser informais, como o "você", mas podem ser bastante formais, como é o caso dos pronomes de reverência.

Ex -- abreviação da palavra exemplo, ou ainda, palavra usada para designar o passado de alguma coisa. És -- forma verbal do verbo "Ser", conjugado na 2° pessoa do singular.

Não existe uma tradução da forma “usted”. O equivalente em português do Brasil pode ser “o senhor/a senhora”. Dentre as formas de tratamento em espanhol, diferenciar essas duas formas é com certeza aquela que mais causa dores de cabeça. Ambas são informais (a forma “usted” é a única de forma de cortesia).

"¿Cómo está usted?" em português
Como vai você?

Mucho: usado antes de substantivos, depois de verbos e antes dos seguintes advérbios: antes, después, menor, mayor, mejor e peor. Muy: usado antes de adjetivos, advérbios e locuções adverbiais.

"Tu és" e "Você é" tem o mesmo significado, porém, "Tu és" faz parte do "pronome pessoal", sendo assim a gramática correta, porém os brasileiros usam "Você é" na maioria das vezes para falar "tu és", sendo assim não tem diferença.

Quando associado a outros, em frases neutras, o pronome “eu” deverá ser o primeiro, pois ele vai condicionar a pessoa do verbo. A primeira pessoa (eu), associada a outras pessoas (tu, ele, etc.) vai exigir que o verbo vá para a primeira pessoa do plural (nós).

A forma correta é entre mim e você. Entre eu e você está errado. Após a preposição entre não pode ser utilizado o pronome pessoal reto eu, porque os pronomes pessoais retos assumem a função de sujeito.

A única diferença relevante de um modelo para o outro é o freio a disco dianteiro de 220 mm, o que já basta como ganho em segurança.

O x assume o som s quando forma a sílaba ex. Isso ocorre maioritariamente no início das palavras, antes das vogais p, t e c, como em explicar, extrair, exclusivo. Pode ocorrer também no meio da palavra, como em texto.
...
Palavras com x com som z:

  1. exemplo;
  2. exagero;
  3. exato;
  4. exótico;
  5. exausto.

Disponível nas versões KS (partida a pedal), ES (partida elétrica) e EX (antiga Biz +) (partida elétrica). O modelo tem câmbio semiautomático e permite a posição "sentada", o que o faz extremamente fácil de pilotar. Este modelo traz o motor SOHC e o exclusivo Sistema Honda de Proteção.

Usted: Muchas gracias, ¡hasta luego! Você: Muito obrigado, até logo!

“VOSOTROS” é mais utilizado na Espanha para referir-se a várias pessoas, enquanto o termo “USTEDES”, em alguns países, utiliza-se de maneira informal. Ou seja, para referir-se a “VOCÊS”, mas isto só acontece com a 3ª pessoa do plural.

Vamos começar com o básico. Eu te amo em espanhol é te amo. Esta é a tradução mais direta de "Eu te amo".

consequentemente {adv.}

Quando queremos intensificar uma ideia, logo empregamos o “bastante”, que tem o significado de “muito”. Quando atuar como um advérbio, a palavra “bastante” não sofrerá variação, isto é, não será flexionada no plural e virá ligada a um verbo, advérbio ou adjetivo. Observe os exemplos: Não pare agora...

Em espanhol, vamos usar a palavra “gran” sempre que ela vier antes de um substantivo no singular, e tanto faz se ele for masculino ou feminino! Já se você quiser colocar a palavra lá no fim da frase, o correto vai ser “grande”.

Por exemplo, na frase: «Para ti, o mundo é maravilhoso!», poder-se-á trocar a expressão destacada: «O mundo é maravilhoso, para ti!» Mas, atenção, por exemplo, a frase: «Era para tu ficares aqui!», apesar de apresentar a partícula para, antes do verbo no infinitivo pessoal, tem como sujeito o pronome pessoal tu.

Att.: Vale relembrar que o pronome pessoal "TU" é um pronome de tratamento INFORMAL, e devemos usar somente com pessoas da nossa intimidade. E os pronomes "SEU/SUA" indicam que a coisa referida pertence a 3° pessoa do singular (ELE/ELA) ou segunda pessoa do discurso (VOCÊ).

b) A segunda pessoa verbal relaciona-se com a segunda pessoa do discurso, expressa pelos pronomes pessoais tu (singular) e vós (plural). Dessa forma, no discurso em segunda pessoa, o verbo possuirá desinências que concordem com aquela pessoa com que quem se fala. Exemplo: Tu estudas muito.