Quando usar eres e ES em espanhol?

Perguntado por: amendes2 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 16 votos

Eres é usado para a segunda pessoa do singular (tú). Por sua vez, o 'és' é usado para a terceira pessoa do singular (Él, Ella e Usted).

Ambos os termos são pronomes pessoais da segunda pessoa e significam você. A diferença entre eles é que tú é utilizado em contextos informais e usted, em situações formais.

É por meio do Erê que o Orixá expressa sua vontade, que o noviço aprende as coisas fundamentais do candomblé, como as danças e os ritos específicos de seu Orixá. A palavra erê vem do iorubá, erê, que significa "brincar". Daí a expressão siré que significa "fazer brincadeiras".

Os pronombres demostrativos (pronomes demonstrativos) são utilizados para indicar a localização de algo ou alguém em relação ao emissor e/ou ao receptor de uma mensagem.
...
Exemplos:

  • Este es mi amigo Juan. (Este é o meu amigo Juan.)
  • Estos son mis colegas. ...
  • No conozco a esta niña. ...
  • He comprado estas faldas. ...
  • Todo esto es mío.

Os erês realizam a comunicação entre os iniciados e os orixás.

"Na Umbanda acredita-se que que erês são espíritos de crianças evoluídas que não chegaram a encarnar e que estão muito próximas dos orixás, transmitindo suas sabedorias. Já no Candomblé, eles são vistos como entidades intermediárias que conectam o orixá ao seu filho ou filha, em rituais de iniciação”, explica.

Oração aos Erês/Crianças II
Salve os Erês Força pura, verdadeira, Que reluz no céu azul Traga ao nosso lar a paz E a esperança, Zele por todas as crianças. Doces crianças, oh Erês, representantes de Cosme e Damião, Que vossa santa proteção me sirva de consolo e apoio nas horas difíceis.

Mucho: usado antes de substantivos, depois de verbos e antes dos seguintes advérbios: antes, después, menor, mayor, mejor e peor. Muy: usado antes de adjetivos, advérbios e locuções adverbiais.

O pronome tú é informal, ou seja, pode ser usado com amigos, colegas e membros da família. Usted é formal e seu uso é mais comum em situações de trabalho, relações médico-paciente ou entrevistas.

Na língua espanhola, o pronome pessoal usted é utilizado em situações mais formais, ou seja, quando há maior distanciamento entre você e a pessoa com quem está conversando. Também é comum o emprego de usted para se dirigir a pessoas mais velhas, em sinal de respeito.

No Candomblé, os Erês têm normalmente nomes ligados ao dono da coroa do médium. Para os filhos de Obaluaê; Pipocão, Formigão, para os de Oxossi; Pingo Verde, Folinha Verde, para os de Oxum; Rosinha, para os de Yemanjá; Conchinha Dourada e por ai vai.

I'm from Brazil.

“I'm Brazilian” (Eu sou brasileiro) ou “I'm from Brazil” (Eu sou do Brasil).

Como utilizar os pronomes demonstrativos?

  • Este(s), esta(s) e isto. Nesse caso, indica algo que se encontra perto da pessoa que fala. ...
  • Esse(s), essa(s) e isso. Diz respeito a algo que se encontra mais próximo da pessoa com quem se fala. ...
  • Aquele(s), aquela(s) e aquilo. ...
  • Este(s), esta(s) e isto. ...
  • Esse(s), essa(s) e isso.

Diferença entre pronombres e adjetivos demostrativos
Antes da reforma de 2010, os pronombres demostrativos tinham acento em sua sílaba tônica, ainda que as regras não o permitissem, enquanto que os adjetivos demostrativos se mantinham sem acento. Os neutros não faziam essa diferenciação.

Os pronomes demonstrativos são usados para apontar a relação de distância (de lugar ou de tempo) entre o nome ao qual se referem e as pessoas do discurso. Assim, são pronomes usados para indicar a posição daquilo a que se referem.

Saudação aos Erês
Saudação: Bejiróó! Oni Beijada! – A saudação tem significado de: “Ele é dois!” ( a mesma dos Ibejis). Os Erês são fonte de energia e renovação.

Na tradição religiosa, Ibejis são os orixás gêmeos no Candomblé, cujo ritual está ligado especialmente à proteção das crianças; Erês são as entidades-crianças na Umbanda; e Cosme e Damião são santos-gêmeos que teriam sido médicos em suas vidas e cuidado especialmente de crianças.

Na verdade, não é possível encontrar a resposta para a sua dúvida de forma simples, pois o nome do Erê possui muita importância para os seus seguidores. Há quem defenda o jogo de búzios para identificar o Erê.

Alguns dos nomes de Erês no Candomblé: Erês de Iansã (Raio, Ventania, Tachinho), de Iemanjá (Conchinha e Maré), de Oxumaré (Chuvinha e Arco-Íris), Exu (Foguinho e Pinga Fogo), de Oxóssi (Andorinha e Flechinha), de Oxalá (Pombinha Branca e Caramujinho), de Oxum (Amorzinho e Espelhinho), de Xangô (Gamelinha e Trovoada), ...

Os Orixás Ibejis são os regentes do mês de setembro. São eles os protetores das crianças e também poderosos aliados às forças do bem. Durante este mês, os adeptos da Umbanda realizam grandes festas em homenagem as suas figuras, a fim de retribuir toda a proteção e o carinho que lhes é dado.