Quando usar Diga-me?
Como a terceira do singular do presente do subjuntivo de "dizer" é "diga" ("Quero que você diga"), o imperativo é "diga (você)": "Diga-me (você) com quem (você) anda e eu lhe direi quem (você) é".
Quando se deve usar mim ou me?
Me e mim. Quando usar?
- Listamos a definição e formas de uso de cada um destes pronomes. ME é pronome oblíquo átono, utilizado sem preposição. Já o MIM é um pronome oblíquo tônico e sempre vem seguido de preposição. ...
- Exemplos: José me ofereceu uma carona. [e não: *mim* ofereceu] ...
- MIM.
- Exemplos: José ofereceu carona a mim.
Quando usar o me depois do verbo?
Segundo o padrão de nossa língua escrita, nunca se inicia frase com os pronomes pessoais: me, te, se, lhe(s), o(s), a(s), nos e vos. A frase deve ser começada pelo verbo, com o pronome em ênclise (depois do verbo): Enviei-lhe um recado por e-mail. Diga-me sempre a verdade.
Como se escreve Digam-me?
A forma digam-mepode ser [terceira pessoa plural do imperativo de dizer] ou [terceira pessoa plural do presente do conjuntivo de dizer] .
Qual o correto me envie ou Envie-me?
A forma correta vai depender do seu interlocutor, ou seja, de quem você está se referindo. Se for "você", use: "Por favor, envie-me". Se for "tu", use: "Por favor, envia-me".
Qual é o correto Enviar-me ou me enviar?
As duas formas estão corretas.
O que significa Mandar-me?
verbo pronominal
[Informal] Ir-se embora.
Quando se usa a ênclise?
A ênclise é usada quando a próclise e a mesóclise não forem possíveis: 1) Quando o verbo estiver no imperativo afirmativo. Ex.: Quando eu avisar, silenciem-se todos. 2) Quando o verbo estiver no infinitivo impessoal.
Porque mim não conjuga verbo?
Você já ouvir dizer que mim não conjuga verbo? É justamente porque o pronome “eu” vai aparecer antes de verbos, no momento em que estivermos indicando uma ação.
Como se escreve mim ajuda?
O correto é "me ajuda", uma vez que o pronome "mim" é utilizado somente no final de frases, além de que ele não conjuga verbo.
Quanto a mim ou a mim?
2ª Dúvida: Existe crase antes de pronomes pessoais? Atenção: Antes dos pronomes pessoais, como eu, tu, ele, ela, nós, vós, mim (pronome pessoal oblíquo) etc., não ocorre crase, já que não são antecedidos de artigos. Nessas situações haverá apenas a preposição “a”.
Foi me informado é correto?
É se valer do verbo informar, que tem mais flexibilidade e admite tanto pessoa quanto coisa/fato como sujeito passivo. Assim, em vez de "Fulano foi comunicado", podemos dizer: Josué foi informado de sua demissão; O inquilino será informado de que as tarifas devem aumentar.
Fez eu me ou me fez?
Resposta verificada por especialistas. Em relação ao uso dos pronomes, podem ser utilizadas as frases "Ele me fez." e "Ela fez eu lembrar." A sentença "Ele me fez" é adequada, pois a gramática aceita a próclise (pronome oblíquo antes do verbo) após um pronome pessoal do caso reto.
Qual o correto me ajude ou me ajuda?
Resposta: Uma vez que não se encontra precedido por uma preposição, o correto é então utilizar o pronome pessoal oblíquo átono os. ... Deverá ser utilizado o infinitivo impessoal, cumprindo assim as regras do português: verbo ajudar + preposição a + verbo no infinitivo impessoal. Exemplos: Ajude-os a escrever o texto.