Quando usar dentre outros?

Perguntado por: gcurado . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

Em geral, usa-se dentre com verbos que exijam ao mesmo tempo as duas preposições, como os verbos sair, tirar, surgir, extrair, retirar (em geral, com verbos que indicam movimento): Tirou, dos fatos, as suas conclusões; dentre estas, tirou uma que doeu.

Expressa reciprocidade; relação: entre eles já não há amor.

1 entre outros, etc., e assim por diante, e o mais, e o restante, e outras coisas, e outras coisas mais, e outros, entre outras coisas, entre outras coisas mais, no meio de outros, e o resto, et al., et cetera, etcétera, et cetera e tal.

2 entre, no meio de.

- Deve ser evitado o uso de “etc” para pessoas: “Estão presos Silva, José, Abreu etc.”; - Caso o termo “etc.” finalize uma frase, o ponto final não deve ser duplicado (etc..); - Não se usa “etc.” acompanhado por reticências (etc....). Usa-se “etc.” ou reticências.

A norma aceita as sequências de duas preposições (por exemplo, «para com», «por entre», «de entre»), mas tal não significa que essas expressões sejam todas classificadas como locuções prepositivas. Também não se pode dizer que existam regras; o mais que se deteta são tendências na associação de preposições.

EMPREGO DE VÍRGULA NAS CONJUNÇÕES - PARTE I
Em regra, a vírgula é utilizada antes das conjunções, e não após.

Recomenda-se também usar depois (nunca após) no início da oração, com o sentido de posteriormente: Disse que não ia.

“No qual” deve ser usado com verbo transitivo indireto e “o qual” deve ser usada com verbo transitivo direto.

expressão Estar por dentro. Saber do que acontece: estou por dentro do assunto. Dentro de.

1 além do mais, além de que, além do que, além disto, além de tudo, para mais, de mais a mais, aliás, ademais, demais, mais, também, e depois, depois, ainda, fora, outrossim, ora.Exemplo: Ele não é de confiança e, além disso, não estou interessada.

1 muitos, bastantes, diversos, inúmeros, numerosos, tantos, diferentes, variados, múltiplos, abundantes, copiosos, profusos, fartos, alguns, certos, uns.

1 obviamente, distintamente, evidentemente, manifestamente, nitidamente, notadamente, notoriamente, visivelmente.

Pontuações após o etc.
Dentre as pontuações, é permitido utilizar vírgula, exclamação, interrogação, ponto e vírgula e travessão após etc. sempre que necessário e/ou for mais adequado.

Esse uso deve ser uniforme em todo o texto. “E etc.” não é uma expressão aceita em textos que seguem a norma-padrão. “Etc.” seguindo de reticências deve ser evitado. Em enumerações separadas por ponto e vírgula, mantém-se o sinal antes do etc.

Usar um ponto após o "etc"
Por ser uma abreviação, o termo "etc" deve ser seguido por um ponto à direita. Quando o "etc." estiver no final de uma frase, não devemos duplicar o ponto. Exemplos: O homem vendia balas, chocolates, pirulitos, etc.

Lista de preposições
a, ante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, per, perante, por, sem, sob, sobre, trás.