Quando usar crase referente a?

Perguntado por: atorres3 . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.7 / 5 5 votos

"Referente à" terá crase somente se a palavra subsequente for um nome feminino como no exemplo "A dica foi refrente à mulher", pois caso contrário não ocorreria a crase, como em "A dica foi referente ao homem" ou "Processo referente a valores"(no segundo caso por mais que esteja escrito a valores, valor é um ...

Crase é a contração da preposição a com outro a, que pode ser artigo definido, pronome demonstrativo ou o a inicial dos pronomes aquela, aquele, aquilo. É indicada pelo acento grave. Como regra geral, só se usa crase antes de palavras femininas. A exceção são os pronomes demonstrativos aquele e aquilo.

Característica daquilo que faz menção a alguma coisa, ou seja, daquilo que se refere, que diz respeito ou que é relativo à algo. Exemplo de uso da palavra Referentes: Aqueles papeis são referentes à compra da casa.

1 relativo, respeitante, relacionado, alusivo, concernente, respectivo, tocante, pertencente, pertinente, atinente.

A crase não deve ser empregada junto a pronomes de tratamento, exceto em alguns casos, como "senhora(s)". Nas orações em que aparece um termo regido pela preposição "a" acompanhado de pronomes de tratamento, o acento grave indicativo da crase não é admitido.

Se escrita, terá sentidos diferentes, se houver o acento grave no a que precede “rosa” ou se ele for dispensado. “Ela cheira a rosa” significa que a dama aspira o perfume da rosa. Já “ela cheira à rosa” indica que a princesa tem o perfume da flor.

A crase não deve ser empregada junto a verbos. O fenômeno da crase existe quando há uma fusão (ou contração) entre a preposição "a" e o artigo definido feminino "a". Logo, se a palavra seguinte à preposição "a" for um verbo, o acento grave indicativo da crase não é admitido.

Quando usar crase? Ocorre crase: Antes de palavras femininas em construções frásicas com substantivos e adjetivos que pedem a preposição a e com verbos cuja regência é feita com a preposição a, indicando a quem algo se refere, como: agradecer a, pedir a, dedicar a,… Aquele aluno nunca está atento à aula.

5 dicas simples sobre o uso da crase

  • Apenas antes de palavras femininas. ...
  • Em expressões que indiquem hora. ...
  • Antes de locuções adverbiais femininas que expressam ideia de tempo, lugar e modo. ...
  • Não ocorre antes de palavra masculina (na maioria das vezes) ...
  • Casos em que a crase é opcional.

Aqui, o acento grave indicativo de crase facultativa acontece quando a preposição “a” também é facultativa. “Chegarei em casa até as 20h” ou “Chegarei em casa até às 20h. “Caminhamos até a praça” ou “Caminhamos até à praça.” “Vou levar até as últimas consequências” ou “Vou levar até às últimas consequências.”

Referente é um adjetivo que significa relativo a, que diz respeito a, respeitante. Por exemplo: “No referente à segurança, o presidente anunciou que o Estado comprará novos satélites para monitorar as fronteiras e combater o narcotráfico”.

Por referente, entende-se a entidade extralinguística que é identificada por um nome comum especificado por um artigo definido ou um demonstrativo («a maçã», «esta/essa/aquela maçã»), por um pronome pessoal (eu, tu, ele/ela, etc.) ou por um nome próprio (Raquel, João, Maria, etc.).

referente - adjetivo

MasculinoFeminino
Singularreferentereferente
Pluralreferentesreferentes

O termo referente, por sua vez, designa as entidades que são identificadas, localizadas, percebidas, constituídas pela referência.

Referente: o contexto, a situação aos quais a mensagem se refere. O contexto pode se constituir na situação, nas circunstâncias de espaço e tempo em que se encontra o destinador da mensagem. Pode também dizer respeito aos aspectos do mundo textual da mensagem.

1 menciona, diz, declara, alega, expõe, cita, alude.