Quando usar crase antes de horas?

Perguntado por: lmata . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.1 / 5 11 votos

Usamos a crase na indicação de horas, exceto se o artigo definido feminino (a/as) estiver precedido das preposições 'até', ' desde', 'após', 'entre' e 'para'. De acordo com a Gramática da Língua Portuguesa, devemos utilizar o acento grave (crase) como indicativo de horas. Veja os exemplos: Retornaremos às 14h.

Nesse caso, o numeral uma indica a hora precisa: uma hora da madrugada ou uma hora da tarde. Na indicação de horas precisas, o a deve receber o acento indicativo de crase – fusão do artigo a com a preposição a. Não importa se o horário está escrito na forma de algarismo ou por extenso.

Em termos gerais, recomenda-se utilizar crase antes das locuções femininas, sejam essas prepositivas (à espera de...), conjuntivas (à proporção que, à medida que...) ou adverbiais (às vezes, à noite...). Assim sendo, integrando essas últimas está a indicação de horas, representadas por: Saímos às 20h. Chegamos às 2h.

O meio-dia é representado por 12h00, 12h ou 12:00, e a meia-noite, por 00h00, 00h ou 00:00. Ainda como se vê no exemplo acima, se se usa o formato que já traz o símbolo de hora (“h”), não se deve escrever a palavra “hora(s)”.

Ou seja, “Das 8h às 18h” – com acento indicativo de crase. Caso algum felizardo comece a trabalhar às 8h e encerre a labuta às 18h, essa, portanto, será a única maneira correta de escrever. Agora, outra coisa bem diferente é “de 8h a 18h”.

Uma forma fácil de verificar a ocorrência de crase é pela substituição da última hora pela palavra masculina meio-dia. Se a forma correta for ao meio-dia, também será às 12h, às 11h, às 17h.

Como escrever horas

  1. São 6h (certo)
  2. São 6h00 (errado)
  3. São 11h (certo)
  4. São 11h00 (errado)
  5. São 20h (certo)
  6. São 20h00 (errado)

1.1.
Antes da indicação de um horário usamos crase, mas se antes das horas vier a preposição “até”, o seu uso é facultativo. Exemplos: Chegarei ao restaurante até as 20h. OU Chegarei ao restaurante até às 20h.

Há casos em que não ocorre crase (união da preposição a com o artigo definido a), mas o acento grave é usado por motivos de clareza: à força, à medida, à míngua, à faca, à noite, à tarde, à mão, à distância.

Com crase. Agora, se você utilizar “das” – que é a contratação da preposição “de” com o artigo definido feminino plural “as” –, você deve repetir o mesmo processo adiante e também usar a combinação da preposição “a” com o artigo “as” (a + as = às). ex: O evento acontecerá das 19h às 22h.

Não há também os artigos determinantes de ambos, portanto não pode haver o acento indicador de crase diante do segundo numeral. Abreviação de horas e minutos: Quanto à abreviação de horas, ela deve ser feita somente com “h” minúsculo. Na Língua Portuguesa, não se deve usar dois-pontos.

Após preposições (Ex: Vou para a loja agora); Antes de artigo (Ex: Vou a uma festa hoje); Antes de masculino (Ex: Andou a cavalo na fazenda); Antes de verbo (Ex: Ficou a ver navios na conversa);

A forma correta é "a partir de" (sem crase) e o motivo disso é bem simples: não usamos crase diante de verbos. Portanto, não se esqueça: "a reunião começa a partir das oito horas ", "vamos começar as vendas a partir da próxima semana", etc...

De acordo com a Gramática da Língua Portuguesa, devemos utilizar o acento grave (crase) como indicativo de horas. Veja os exemplos: Retornaremos às 14h. Às sete horas inicia o meu plantão.

Na indicação de horas, a abreviatura de minutos apenas é usada quando indicamos os segundos nas horas, por exemplo: São 7h30min13 (São sete horas, 30 minutos e 13 segundos). Compare: São 7h30 (certo) São 7h30min (errado) São 7h30min13 (certo) Repare que entre os números e as abreviaturas não há espaços.

Nunca se deve usar a crase entre datas. Observe: As inscrições estarão abertas de 21/07 a 30/8.

Meia-noite, 0h: o dia começa à 0h e vai até a meia-noite (ou até as 24h). Zero hora marca o início de um dia; meia-noite, o final.

* Na indicação de hora exata não há necessidade do emprego dos dois “00”, referindo-se a minutos, ou seja: “8:00h”. Nesse caso, devemos utilizar somente “8h”. * Em se tratando de minutos, devemos optar pelas formas evidenciadas a seguir: Chegamos às 20h30min, ou simplesmente 20h30.

Continuar lendo Tem crase antes de ela?