Quando usar contudo e todavia?

Perguntado por: upilar . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.6 / 5 18 votos

A palavra “todavia” tem o mesmo significado das conjunções “mas”, “porém”, “contudo”, “entretanto” , “no entanto” e “não obstante”, porém, o uso de cada uma delas vai depender do contexto da frase. Exemplos: Ele comprou um carro novo, todavia não sabia dirigir.

Indica oposição ou restrição: 1 mas, porém, todavia, no entanto, apesar disso, não obstante, entretanto, ainda assim, nada obstante, sem embargo.

Os advérbios conetivos contudo, porém, todavia, assim como a locução no entanto, caracterizam-se por ter mobilidade na frase, podendo ocorrer no seu início.

O que é Todavia:
Exemplo: Tentei chegar cedo ao encontro, todavia cheguei atrasado. A palavra “todavia” tem o mesmo significado das conjunções “mas”, “porém”, “contudo”, “entretanto” , “no entanto” e “não obstante”, porém, o uso de cada uma delas vai depender do contexto da frase.

2) As conjunções adversativas, que expressam oposição, como "mas" e seus equivalentes (porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto), são obrigatoriamente precedidas de vírgula.

1 mas, porém, contudo, no entanto, entretanto, apesar disso, ainda assim, não obstante, nada obstante, sem embargo. Exemplo: Ele disse que poderíamos confiar nele, todavia nunca mais apareceu.

Contudo, em começo de frase, não é seguido de vírgula, pois é uma conjunção. Quando aparece no meio da frase, as vírgulas são obrigatórias.

Quando usar no entanto? No entanto indica oposição atua como uma conjunção adversativa sinônima de contudo, porém, todavia, apesar disso, ainda assim, não obstante,… Exemplos com no entanto: Ela prometeu que viria, no entanto, não apareceu.

“ENTRETANTO”, “NO ENTANTO” E “NO ENTRETANTO”
ENTRETANTO e NO ENTANTO são expressões sinônimas e quivalem a PORÉM, TODAVIA, NÃO OBSTANTE, etc. Exemplos: O professou falou muito, ENTRETANTO não me convenceu. O professor falou muito, NO ENTANTO não me convenceu.

Conjunções coordenativas

  • aditivas;
  • adversativas (oposição);
  • alternativas;
  • conclusivas;
  • explicativas.

1. Por sua vez. Expressão usado que significa adversão, o mesmo que contudo, entretanto, porém, no entanto, ainda assim.

A palavra "portanto" deve vir, obrigatoriamente, entre vírgulas, pois, quer numa perspectiva, quer noutra, essa conjunção coordenativa conclusiva, que alguns gramáticos consideram com um valor adverbial e não de conector, acrescenta uma informação diferente, e fundamental, à simples adição.

Conjunções adversativas
Mas, porém, contudo, entretanto, no entanto, todavia, não obstante. As conjunções adversativas exprimem oposição, contraste, compensação de pensamentos, por exemplo: Não fomos campeões, todavia exibimos o melhor futebol. Telefonei, mas ninguém atendeu.

Significado de No entanto
conjunção Indica uma oposição; entretanto, contudo, todavia, mas, porém; tentei comprar um carro, no entanto não tinha o dinheiro suficiente. [Gramática] Exprime a ideia de oposição ou de compensação entre duas orações ou dois termos: deveria chegar mais cedo, no entanto cheguei atrasado.

1 mas, porém, todavia, contudo, entretanto, ainda assim, apesar disso, não obstante, nada obstante, sem embargo.

Quando o “mas“ indica ideia de adição, o uso da vírgula é opcional. Isso ocorre sempre que ele é usado em estruturas que tenham uma conotação de acréscimo, de adição, de valor aditivo, como é o caso de “mas também”. Exemplos: Ele não só lavou a louça, mas também estendeu a roupa no varal.

entretanto

  1. advérbio. Nesse intervalo de tempo; nesse tempo intermédio (ex.: ainda falta uma semana para a prova, entretanto ainda tenho tempo para estudar). = ...
  2. nome masculino. Período de tempo intermédio (ex.: no entretanto, ninguém abriu a boca). = ...
  3. conjunção.