Quando usar ASR?

Perguntado por: aalmada . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
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O ASR é um sistema de controle de tração que permite que a nova Sprinter arranque ou acelere em pisos escorregadios ou molhados sem que as rodas patinem. O sistema proporciona mais segurança ao veículo e condutor e menor desgaste dos pneus.

Quando e como deve ser usado? O desligamento do controle de tração deve ser usado em situações off road em que o carro não encontra tração suficiente para transpor um terreno ou obstáculo.

O principal motivo para que o controle de tração ser desligado é que em situações muito específicas em pisos de baixa aderência, especialmente terra, lama e neve, o sistema pode impedir que o carro saia do lugar, já que em determinados locais pode ser necessário que as rodas de tração girem um pouco em falso para ...

O ASR (Anti Slip-Regulation) também conhecido por TCS (Traction Control System) nada mais é do que o controle de tração do veículo, o qual tem a função de controlar o sistema para que não ocorra descontrole do carro por falta ou excesso de tração do carro.

A maioria dos automóveis com ESP traz um botão para desligar o equipamento, geralmente identificado com as três letras e a palavra inglesa off (desligar).

Com essa finalidade, podemos citar os sistemas ABS (Anti-lock Braking System), ASR (Anti Slip Regulation), ESP (Electronic Stability Program), AEB (Autonomous Emergency Braking), TVC (Torque Vectoring Control) e outros equipamentos que melhoram o controle do veículo.

ASR: Anti Slip Regulation – Controle de Tração
Serve para impedir que as rodas derrapem na arrancada, curvas ou em terrenos escorregadios. Monitora a rotação das rodas constantemente.

para aprimorar a segurança e dirigibilidade, como o trio de salva-vidas eletrônicos formado pelo sistema antitravamento dos freios (ABS), controle eletrônico de tração (ASR) e programa eletrônico de estabilidade (ESP) – este último passará a ser obrigatório para 100% dos veículos leves novos no Brasil em 2022.

Ao passo que, o sistema de controle de tração limita a patinagem das rodas, o sistema de controle de estabilidade regula a trajetória da roda e o ABS permite o funcionamento pleno de ambos os sistemas, o seu carro possui recursos essenciais para a sua segurança.

ABS off-road
Melhora a ação dos freios em terrenos não pavimentados. A roda trava por alguns instantes antes do ABS agir, fazendo com que um pouco de terra acumule na frente do pneu. Isso cria uma resistência maior e aumenta a eficiência na frenagem, diminuindo consideravelmente a distância de parada.

Também conhecido como TCS (Traction Control System), o Controle de Tração é um sistema eletrônico gerenciado por um processador central do veículo. Seu principal objetivo é monitorar a aderência dos pneus. Portanto, para que isso seja possível ele vai atuar sobre os freios e motor do carro.

Devem-se evitar manobras em piso asfáltico com o 4×4 engatado, com ou sem a reduzida acionada, mas só em veículos que não têm o sistema de 4×4 permanente.

A ação do controle de estabilidade acontece em frações de segundo! Por isso, o motorista nem consegue perceber quando ele age, mesmo quando continua pressionando o acelerador. A única ação diferente que ocorre com o veículo quando o sistema está funcionando, é a luz que acende no painel.

Muitos automóveis que não possuem o ESC oferecem um outro controle eletrônico, o ASR, três letrinhas que significam “controle de tração”. Procure a sigla no painel do seu carro: se ela estiver lá, significa que existe um controle eletrônico que atua quando as rodas tendem a girar em falso.

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