Quando usar ao dispor?

Perguntado por: ebittencourt . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4 / 5 20 votos

É interessante lembrar que o uso do acento indicativo da crase é facultativo antes dos pronomes possessivos femininos: “Estou à sua disposição ou a sua disposição” (= ao seu dispor ou a seu dispor). Portanto, o correto é “Estou à disposição”.

Como se escreve “a disposição”: com ou sem crase? Essa expressão, assim como tantas outras na nossa Língua Portuguesa, leva crase sim!

6 mandar, ordenar, estabelecer, determinar, decretar, prescrever, deliberar, decidir, resolver, preceituar, estatuir, sentenciar, sistematizar, coordenar, controlar, comandar.

O certo é: "Estou à disposição". Para provar que há crase (preposição "a" + artigo definido feminino "a"), basta substituir a palavra feminina (=disposição) por uma masculina (=dispor): "Estou ao dispor" (ao = à).

Exemplos: Estou à disposição para te ajudar na mudança. Ele se colocou à disposição para tirar dúvidas sobre o assunto. Após a aula, continuarei na sala à disposição para responder questões.

1 Ação ou efeito de dispor. 2 Local em que algo ou alguém se encontra, se posiciona; localização, posição, situação. 3 Estado de espírito; ânimo, entusiasmo, humor. 4 Estado de saúde; condição física de uma pessoa.

Já com verbos transitivos indiretos, que pedem preposição, são usadas as formas preposicionadas do pronome. Com a preposição a: ao qual, aos quais, à qual, às quais. Com a preposição em: no qual, na qual, nos quais, nas quais.

Significado de Disponha
Disponha vem do verbo dispor. O mesmo que: prepare, arranje, arrume, coloque, organize, ordene, possua, aposse, domine.

Na frase "Permanecemos à sua disposição para quaisquer esclarecimentos QUE SE FAÇAM ou QUE SE FIZEREM necessários", qual é a forma verbal correta? Tanto faz. As duas formas são corretas. A diferença é PRESENTE (= que se façam) ou FUTURO (= que se fizerem).

O verbo dispor tem, ou não, a regência da preposição de, consoante o seu significado.

Quanto ao verbo "dispor", se aparecer com o sentido de "colocar em determinada ordem" - (Ela dispôs os arranjos de flores pela igreja) - é transitivo direto, exigindo o complemento direto (os arranjos de flores).

Significado jurídico do verbo “dispor”
Ou seja, tem o sentido de vender ou doar. No sentido jurídico, o verbo dispor tem, como sinônimo, o verbo alienar. Por sua vez o verbo alienar significa transferir para outrem o domínio de uma coisa.

Este verbo é derivado do verbo pôr, considerado um verbo irregular da 2. ª conjugação. Assim, deverá ser conjugado conforme o verbo pôr.

1 utilizar, recorrer, consumir, desfrutar, usufruir, gastar, lograr, aproveitar, beneficiar, fruir, servir-se, valer-se, contar com.

Há ou a na expressão de tempo. Há é usado para indicar tempo passado. A é usado para indicar tempo futuro.

No português, todas as locuções adverbiais com núcleo feminino têm crase. É exatamente o caso de à disposição. Ex1: O padre estava sempre à disposição dos mais necessitados.

O contrário de disposição é: 1. desorganização, preguiça, apatia, caos, desarrumação.

Qualquer dúvida, estou à disposição! Atenciosamente, (Nome do vendedor e assinatura de e-mail). Dica: Use no final do e-mail a frase “Qualquer dúvida, estou à disposição” pois deixará o cliente confortável em pedir novas informações.

A forma correta é à-vontade. É um nome com o significado de «desinibição». À vontade é uma expressão que significa «descontraidamente; sem constrangimento», como por exemplo: – Ele comeu à vontade sem se preocupar com a dieta.

A expressão “à disposição da empresa” se refere ao intervalo de tempo em que o empregado não está propriamente trabalhando, mas que, mesmo assim, pode entrar em atuação a qualquer momento para resolver alguma questão ou imprevisto.