Quando usar ADO e ido?

Perguntado por: oalmada3 . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.8 / 5 14 votos

Com os verbos ter e haver, devemos usar o particípio regular (marcado pelas terminações -ado ou -ido). Por exemplo: "Ele tinha salvado o arquivo" e "Ela havia prendido o dedo". Já com o ser e o estar, emprega-se o irregular: "Ele foi salvo por um herói" e "Os bandidos estão presos".

O particípio regular é usado maioritariamente na voz ativa com os verbos auxiliares ter e haver. O particípio irregular é usado maioritariamente na voz passiva com os verbos auxiliares ser e estar.

Use ter e haver com o particípio regular e ser e estar com o particípio irregular. Modernamente, no entanto, alguns particípios podem ser usados com todos os auxiliares. É o caso dos verbos ganhar, gastar, pagar, pegar: tem gasto ou tem gastado, havia pegado ou havia pego, tinha pago ou tinha pagado.

sufixo. 1. Usa-se para formar o particípio passado regular dos verbos da segunda e da terceira conjugações (ex.: abastecido; partido).

Na norma culta, a regra é clara: quando se usa o verbo "ter" e "haver", usa-se o particípio regular (aqueles que terminam em "ado" e "ido").

Significado de Ido
adjetivo Passado; que se foi; que decorreu ou passou: momentos idos. substantivo masculino plural Idos. Esse tempo passado; os dias decorridos: nos idos da minha juventude. substantivo deverbal Ação do verbo ir, deslocar de um lugar para outro: ele tinha ido à igreja.

A forma correta para esse caso então sera: Eu assumi que ela tinha ido.

Ele foi pego de surpresa ou Ele foi pegado de surpresa? Na tradição da língua, o particípio passado de pegar é pegado, não ocorrendo jamais a forma pego. Por analogia com verbos que têm duas formas de particípio passado, uma regular e outra irregular (como pagar: pagado e pago), criou-se a forma irregular pego.

Pagado é utilizado nos tempos compostos com os verbos auxiliares ter e haver: – Ele já tinha pagado a conta. Pago é usado com os verbos auxiliares ser e estar: – O valor é pago mensalmente.

“TINHA IMPRESSO” OU “TINHA IMPRIMIDO”? Quando usamos o verbo TER ou HAVER, o verbo IMPRIMIR fica em sua forma mais longa, como em “Eu já havia imprimido”. Nos outros casos, ele fica em sua forma mais curta, como em “Os documentos estão impressos”, “Os livros foram impressos com sucesso” etc.

Dentro desta classificação principal, existem os verbos que são apenas irregulares, ou seja, não aceitam o final -ido ou -ado. São eles: dizer (dito); escrever (escrito); fazer (feito); ver (visto); pôr (posto); abrir (aberto); cobrir (coberto); vir (vindo).

As duas formas podem estar corretas, em função do contexto.
Entregado usa-se com os verbos auxiliares ter e haver e não varia em género e número: – Ninguém tinha entregado uma proposta. Entregue utiliza-se com os verbos auxiliares ser e estar : – A proposta está entregue.

Assim, fechado, assustado, agitado são particípios passados quando estão presentes em frases com formas verbais compostas (Eu tenho fechado sempre a porta) e em frases passivas (A onça foi assustada pelo lobo) e são adjetivos quando ocorrem em frases predicativas, formadas com um verbo copulativo (A porta continua ...

2 atingido, completado, avançado, chegado, alcançado, andado, perfeito, avultado, cumprido, galgado, subido, tocado, somado, totalizado, montado, entrado, demandado, ascendido, culminado, importado, tangido, topetado. Encaminhado para um lugar: 3 dirigido, encaminhado.

Continuar lendo E ido ou indo?