Quando usar aço galvanizado?

Perguntado por: lbonfim . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 18 votos

Como mencionamos, o aço galvanizado é muito utilizado em tubulações. Os tubos galvanizados são ideais para a condução de fluidos, como por exemplo: água, ar e gases. Servem também para empreiteiras de construção e para a instalação de postes públicos ou construtoras em geral.

Os aços galvanizados são uma excelente opção para quem procura um produto ainda mais durável e capaz de resistir à ação do tempo. Isso porque o processo de galvanização oferece uma cobertura extra de zinco ao aço para que ele fique protegido contra a corrosão.

Portanto, a resposta é não. O aço galvanizado não enferruja! O aço galvanizado não enferruja justamente por causa da aplicação dessa camada protetora, que ajuda a diminuir os processos prejudiciais, como corrosão e oxidação. Assim, as peças ficam cada vez mais resistentes e duram por mais tempo.

A CIVITT recomenda que você escolha alumínio, em obras onde se pretende maior durabilidade, ausência de oxidação (ferrugem), e mais beleza no acabamento. E recomendamos o Galvanizado (também conhecido como Zinco) se o cliente deseja mais economia, com bom acabamento e durabilidade.

Durabilidade: Os revestimentos de zinco podem ter uma expectativa de vida de até 50 anos e suportar a exposição urbana e costeira. Proteção incomparável: Cada centímetro do ferro galvanizado é protegido, isso inclui bordas afiadas e fendas de difícil acesso. Rápido: O processo de galvanização é rápido e fácil.

A galvanização pode ser usada em tubos, como é de costume, mas também pode ser utilizada em muitos outros tipos de equipamentos e produtos como, por exemplo: em máquinas, andaimes, pontes, viadutos, grades etc.

A galvanização representa o uso eficiente do zinco para proteger o aço por longos períodos, o que significa economia de recursos com mínimo impacto ao meio ambiente. O zinco é um elemento natural responsável pela resistência à corrosão, é essencial para humanos, animais e plantas.

A galvanização é o processo de aplicação de uma camada de Zinco (Zn) sobre superfícies de aço ou ferro. Especialmente para evitar a corrosão e aumentar a resistência do material.

O aço inoxidável foi desenvolvido como uma solução para a ferrugem. O aço inoxidável é caracterizado pela presença de cromo como agente de liga. O aço inoxidável típico conterá pelo menos 10,5% de cromo contra apenas 1,5% de carbono.

Se você quer saber qual chapa metálica não enferruja, o aço inox é a resposta. E por que isso acontece? Porque o aço inoxidável possui uma composição distinta: ferro, cromo, níquel e outros metais. Essa composição torna o material extremamente resistente.

O aço O1 é um aço que pode ser temperado a óleo e apresenta alta dureza e boa usinabilidade. Este tipo de aço é usado principalmente para itens como ferramentas para corte e dobra, bem como facas e punções usados em estamparia.

Formas mais simples de prevenção de corrosão envolvem evitar que as junções de metal acumulem água, sirvam como barreira ao ar atmosférico ou permitam que a água escorra entre as placas. Se não for possível inibir totalmente a passagem de água, a sugestão é criar quebras nas conexões para drenagem.

A difusão do zinco na rede cristalina da peça oferece uma proteção muito mais duradoura do que na Galvanização Eletrolítica.

pintura de aço galvanizadoTrabalhos maiores, abrangendo a pintura de grades e calçadas construídas com metal galvanizado, requerem pintura à mão. Muitos profissionais recomendam poliuretano, epóxi ou tinta esmalte a fim de melhor proteger contra a corrosão.