Quando usar acesso e aceso?

Perguntado por: aapolinario4 . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

Essa dúvida não tem variações ou segredo: a forma correta é “acesso”, grafada com C. A palavra “assesso” não existe na língua portuguesa. De acordo com o dicionário Michaelis, o substantivo “acesso” se refere ao “ato e resultado de ingressar”, à “possibilidade de chegar”.

Que está queimando; em brasas ou muito quente: vela acesa.

ataque repentino, manifestação súbita: “acesso de tosse

3 passagem, trânsito, circulação, movimentação, afluência, afluxo, caminho.

As duas formas são aceitas, mas seus significados são distintos. Dá é a forma conjugada do verbo dar na terceira pessoa do singular do presente do indicativo ou segunda pessoa do singular do imperativo, enquanto dar é a forma do verbo no infinitivo. veja mais detalhes e exemplos de uso abaixo.

Em aceso, a vogal e é lida de forma fechada (ê) e a consoante s assume som de z. Aceso é um adjetivo que indica, principalmente, algo que está ligado: farol aceso, fósforo aceso, luz acesa, vela acesa,… Em acesso, a vogal e é lida de forma aberta (é) e o dígrafo ss mantém o som s.

Significado de Acesa
adjetivo Ligado por uma corrente elétrica: luz, lâmpada acesa. Que está queimando; em brasa ou em chamas: vela acesa.

Conjugação do verbo: acender

  1. Presente. eu. acendo. tu. acendes. ele/ ela/ você ...
  2. Pretérito Imperfeito. eu. acendia. tu. acendias. ele/ ela/ você ...
  3. Futuro. eu. acenderei. tu. acenderás. ...
  4. Presente. que eu. acenda. que tu. acendas. ...
  5. Futuro. se eu. acender. se tu. acenderes. ...
  6. Pessoal. eu. acender. tu. acenderes. ...
  7. eu. acenderia. tu. acenderias. ele/ ela/ você

Acessos é o plural de acesso.

substantivo feminino Ação de introduzir um instrumento num tecido com o objetivo de retirar o líquido que nele está acumulado. Ação ou efeito de pungir, de puncionar, de cortar com o bisturi.

Dentre os materiais mais comuns, pode-se citar: madeira, cimento, pedra, aço, plástico, vidro, borracha, alumínio, cobre e papel. Existem muitos outros tipos de materiais e, para se notar tal fato, basta observar a constituição dos objetos ao nosso redor.

A tosse pode ser causada por gripes, resfriados, reações alérgicas e por qualquer situação que leve à irritação na garganta e à presença de corpos estranhos no local, resultando em um reflexo muscular que expele rapidamente ar, saliva e qualquer invasor alojado na região.

O verbo tossir é escrito com o na sua forma infinitiva, mas deverá ser escrito com u em algumas formas irregulares do presente do indicativo, presente do subjuntivo e imperativo: eu tusso, que eles tussam, tussa você.

A gente te explica qual é a forma correta para você nunca mais errar. Segundo o dicionário, a forma correta de escrever é “tossindo”, mas a confusão não é por acaso. A conjugação do verbo tossir no modo subjuntivo e do imperativo, por exemplo é: “eu tusso, que eles tussam, tussa você”.

Em uma outra análise, o termo “acesso” sempre virá juntamente com uma preposição após dele, já que “quem tem acesso, tem acesso A ALGO”. Dessa forma, a maneira correta de se escrever a frase “Não tenho acesso a as monitorias” é: “Não tenho acesso às monitorias.”

1 apagar, extinguir, debelar, dissipar. 2 desligar, parar, cessar.

3 suprir, compensar, remediar, preencher, prover, corrigir, atenuar, anular, neutralizar.

Em 85% dos estudantes têm acesso à internet, a crase ocorre em função da regência nominal de “acesso” e do artigo “a” diante do substantivo feminino “internet”. Se substituíssemos “a internet” por “o mundo virtual”, diríamos “acesso ao mundo virtual”, o que comprova a necessidade da crase.

Tanto a expressão “para eu” quanto a “para mim” estão corretas, existem e podem ser utilizadas na língua portuguesa. Entretanto, deve-se usar cada uma em situações diferentes. “Para eu” deve ser usado quando se assume a função de sujeito e “para mim”, quando se assume função de objeto indireto.