Quando usar a vírgula antes do que?
A vírgula é usada antes da palavra “que” quando esta fizer referência ao termo anterior e for uma oração adjetiva explicativa, ou seja, incluir uma informação adicional àquele termo.
Tem vírgula antes do pronome relativo QUE?
j) Antes do pronome relativo que, emprega-se a vírgula quando este introduz uma oração explicativa: Morreram muitos soldados, que fariam falta para o prosseguimento da luta. k) Conjunções como embora, mas, etc.
Como usar a vírgula exemplos?
A vírgula é utilizada para separar elementos ou locuções explicativas ou corretivas, como “a propósito”, “além disso”, “digo”,” isto é”, “ou seja” etc. Exemplo: O Flamengo é o campeão do Brasileirão de 2019, ou seja, venceu vários jogos para se consagrar como o melhor time do ano.
Tem vírgula depois de já QUE?
pois: essa conjunção pode ser causal ou conclusiva. Quando ela tiver valor conclusivo sempre aparecerá entre vírgulas, já que nunca encabeça a oração da qual participa .
Tem vírgula depois de informo que?
Não há vírgula depois de “informamos” porque não se separa verbo de complemento de verbo, assim como não se separa pai de filho.
Quando se usa do que?
Com isso em mente, quando você busca realizar comparações entre duas situações, o correto é utilizar “do que”, ou seja, a união da preposição e artigo com o pronome que. Além disso, a expressão também pode ser aplicada em frases interrogativas, questionando o interlocutor sobre algo.
É correto usar e depois da vírgula?
Em regra, a vírgula é utilizada antes das conjunções, e não após.
Onde vai a vírgula?
- Use a vírgula para separar elementos que você poderia listar. Veja esta frase: ...
- Use a vírgula para separar explicações que estão no meio da frase. ...
- Use a vírgula para separar o lugar, o tempo ou o modo que vier no início da frase. ...
- Use a vírgula para separar orações independentes.
Tem vírgula antes de advérbio?
A vírgula isola os advérbios sim e não quando iniciam uma frase que serve de resposta a uma frase anterior.
Porque causal e explicativo vírgula?
IMPORTANTE: A vírgula antes da conjunção “porque” causal é opcional. A vírgula antes da conjunção “porque” explicativa é obrigatória.
Estou bem graças a Deus tem vírgula?
Se a frase fosse "Estou me formando graças a Deus", passaria a ideia de que Deus interviu diretamente para que a pessoa se formasse. Como a intenção é apenas se referir a algo bom (note que "graças a Deus" equivaleria a "felizmente"), recomenda-se manter a vírgula.
Tem vírgula depois de enfim?
OUTRAS INDICAÇÕES ÚTEIS: Regra geral, separam-se por vírgulas: «aliás», «contudo», «enfim», «isto é», «pois», «por exemplo», «por favor», «porém», «talvez», «todavia».
Como saber se a frase tem vírgula?
Usos da vírgula
- Para separar elementos que podem ser listados.
- Para separar o lugar, o tempo ou o modo que vier no início da frase. Quando a frase começar com indicação de tempo, lugar ou modo deve-se iniciar a frase com a vírgula.
- Para separar explicações que estão no meio da frase. ...
- Para separar orações independentes.
O que colocar no lugar do que?
7 porque, pois, visto que, uma vez que, dado que, posto que, pelo motivo de, por causa de, em razão de, já que. Exemplo: Presta atenção que esta matéria é difícil!
Fez com que ou fez que?
O gramático Evanildo Bechara faz uma distinção, chamando a atenção para o fato de que, quando pretendemos enfatizar o esforço empreendido pelo sujeito da ação, devemos empregar faz com que.
Qual a diferença de que é que?
Resumo sobre que ou quê
O termo “que”, sem acento, exerce a função de pronome, advérbio ou conjunção. O vocábulo “quê”, com acento, é um substantivo e significa “alguma coisa”.
Tem vírgula depois do por favor?
O “por favor” pode ser usado no começo, no meio ou no fim da frase, sempre sendo separado do restante da oração pelo uso de vírgulas. Obséquio é um dos sinônimos mais utilizados de por favor, mas costuma ser empregado em comunicações mais formais. Exemplo: “Peço, por obséquio, que os presentes saiam do recinto”.
Pode separar verbo com vírgula?
Para acertar no uso da vírgula, a principal regra é não separar elementos que têm relação sintática. Fique atento para não separar: O sujeito do verbo, por mais longo que seja o sujeito.
Tem vírgula depois de um adjetivo?
2. Orações Subordinadas Adjetivas (que possuem valor e função de adjetivo, ou seja, que a ele equivalem): A restritiva (fala de alguns) NUNCA tem vírgula. A explicativa (fala de todos) SEMPRE tem vírgula.