Quando usar a preposição com?

Perguntado por: eteixeira9 . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.6 / 5 12 votos

Preposições são palavras invariáveis (não sofrem flexão de gênero, número e grau) que agem como elo entre duas outras palavras que precisam estar ligadas para conferir sentido a uma oração. Em uma sentença simples, como “veio com eles”, temos a preposição “com”, que estabelece uma relação de companhia.

Significado de Com
preposição Acompanhado por; em companhia de: passear com amigos. Em adição; de modo a somar: leite com café.De que maneira; de determinado modo: falar com eloquência. Pelo seguinte modo ou instrumento: fazer a barba com navalha. Por qual razão, motivo, causa: o sertanejo empobreceu com a seca.

A vírgula antes de “com” introduzindo adjuntos é sintaticamente possível; deve-se, no entanto, observar o efeito semântico. A pausa representada pela vírgula desvincula o antecedente do termo introduzido pelo “com”.

Essa frase (que tem o sentido de consideração) aceita a regência das preposições com, para e, até, para com: Não mereço as atenções que tens comigo/para mim/para comigo.

As preposições são classificadas em essenciais ou acidentais. Preposições essenciais são as palavras que só funcionam como preposição. As preposições essenciais são: a, ante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, per, perante, por, sem, sob, sobre, trás.

A PREPOSIÇÃO liga palavras (substantivo a substantivo, substantivo a adjetivo, substantivo a verbo etc). Nesse momento é importante saber que as preposições ligam palavras que exercem funções diferentes na estrutura. A CONJUNÇÃO liga orações, que podem ser coordenadas ou subordinadas.

É, sim, possível começar um período com preposição que introduz um complemento circunstancial. Colocado no início da frase, esse termo aparece isolado por vírgulas. Obrigada pelas suas amáveis palavras.

A preposição é uma palavra invariável, ou seja, não é alterada em número (singular/plural) ou gênero (masculino/feminino). Obrigatoriamente deve estar antes de um termo, que pode ser substantivo, adjetivo, verbo ou advérbio.

Elemento com o sentido de companhia, concomitância, simultaneidade (ex.: com-aluno; comproprietário).

Preposições essenciais: Chamamos de preposições essenciais as palavras que não desempenham outra função na língua portuguesa, atuando apenas como preposições. São elas: a, ante, até, após, com, contra, de, desde, em, entre, para, perante, por, sem, sob, sobre, trás. Os jogadores jogaram a partida contra o time da casa.

O a, como artigo, é uma palavra variável em género e número que, posta antes de um substantivo, o determina; como preposição, o a é uma palavra invariável que liga dois termos de uma frase e mostra a dependência existente entre ambos. Exemplo: a neta foi a casa do avô.

De uma forma geral, o constituinte introduzido pela preposição com não é separado por vírgula do verbo sobre o qual incide, quer introduza um constituinte pedido pelo verbo (complemento oblíquo), como na frase (1), quer um constituinte não pedido pelo verbo (modificador do grupo verbal), como na frase (2):

As construções com eu e sem eu estão erradas porque o pronome pessoal reto eu só deverá ser usado com função de sujeito da oração. Com as preposições com e sem deverão ser usados pronomes pessoais oblíquos que assumem função de objeto indireto, sendo correto dizer comigo e sem mim.

Bom, a forma certa de escrita é comigo, visto que mim é um pronome pessoal oblíquo e não pode ser usado em conjunto com a preposição com sem a contração.

O certo é: Quero falar com você. Já o pronome “contigo” não é reflexivo, assim como “conosco” e “convosco”. Portanto, podem ser usados da seguinte forma: “Quero falar convosco.”, “Deixe comigo”, “O Senhor é contigo”. Observação: Em Portugal, o uso do “si” e “consigo” é aceitável.

As preposições simples são as preposições propriamente ditas: a, ante, após, até, com, contra, de, desde (dês), em, entre, para, perante, por (per), sem, sob, sobre e trás (desusado, usa-se mais como advérbio).

São elas: a, ante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, perante, por (per), sem, sob, sobre, trás. 2.