Quando usar a pouco e há pouco?

Perguntado por: aaraujo . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

Há pouco é utilizado para indicar tempo decorrido, algo que aconteceu no passado. Exemplo: Ele passou aqui há pouco procurando por você. A pouco é utilizado para indicar tempo que ainda não decorreu, algo que acontecerá no futuro. Exemplo: Ele voltará daqui a pouco.

“A pouco”, escrito apenas com a letra A e sem acento, é usado para indicar tempo futuro, sobre o período que levará para algo acontecer. Assim, indica que dentro de pouco tempo, algo ocorrerá.

O a indicará sempre tempo futuro: Daqui a pouco, começaremos a prova. Ou distância: O carro ficou a menos de três metros do precipício. Já o há, forma do verbo haver, indica tempo passado: Ele foi embora há alguns dias.

Quando há, portanto, indicação de tempo ainda não decorrido, é usada a preposição “a”. Já quando ocorre indicação de tempo passado o correto é usar “há”. Dica: caso tenha dúvidas, tente fazer a substituição do verbo “haver” pelo verbo “fazer”, quando o contexto remete ao tempo passado.

Expressão que designa o mesmo que: daqui a alguns minutos, logo ou em alguns instantes.

Se surgir dúvida entre o há ou a, deve se usar o "há" quando o verbo haver assumir o sentido de existir. Exemplo: - Há (existe) um modo mais fácil de fazer esse cálculo. Outra diferença entre há ou a é que há também é utilizado quando o verbo haver expressa tempo passado.

O “há”, além ter significado igual ao verbo existir, é utilizado também nas orações que indicam um tempo passado, podendo ser substituídas por “faz” ou “tem”.

Deve-se escrever há nos casos em que se trata do verbo haver. “Há uma hora o trem passou pela Estação Central.” “A live de Caetano Veloso acabou há uma hora.” Como vimos em publicações anteriores, nesses casos, o verbo haver expressa tempo transcorrido, passado.

Obrigada. A expressão «a pouco e pouco» está correta e encontra-se registada, por exemplo, no Dicionário da Língua Portuguesa (2008), da Porto Editora, com o mesmo significado de «pouco a pouco»: «em pequenas porções; gradualmente; lentamente».

Esta é fácil: use "a" para tempo futuro e "" para tempo passado.

Quando se quer indicar um acontecimento no passado usa-se há ou atrás. Nunca juntos [há tempo atrás], por ser redundância.

Há indica passado e equivale a faz, enquanto a exprime distância ou tempo futuro (não pode ser substituído por faz): Chegou há (faz) duas horas (tempo passado) e partirá daqui a cinco minutos (tempo futuro). O atirador estava a pouco menos de 12 metros (distância).

Porém, quando o verbo “fazer” indica tempo decorrido ou temperatura, ele se torna invariável ou impessoal. Isso quer dizer que ele deve ser usado sempre no singular. Desse modo, o correto é dizer ou escrever “Faz cinco dias que não como carboidrato”, e não “Fazem cinco dias que não como carboidrato”.

A construção correta é há dez anos. O verbo haver traz consigo o sentido de «tempo decorrido», pelo que a ideia de passado já está absolutamente clara nesta expressão. Há dez anos já significa «há dez anos atrás». Não é necessária qualquer palavra de reforço (atrás), embora hoje em dia seja comum a sua utilização.

Há anos é a forma mais usada, indicando tempo passado, ou seja, tempo que já decorreu: Eu não o vejo há anos! A anos é utilizado quase sempre com a preposição daqui, indicando tempo futuro, ou seja, que ainda não decorreu: Só daqui a anos saberemos a verdade.