Quando usar a palavra sua é tua?

Perguntado por: rsoares . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 18 votos

Os pronomes te, ti, contigo, teu, tua, teus, tuas são referentes à segunda pessoa do singular, tu. Os pronomes o, a, os, as, lhe, lhes, seu, sua, seus, suas são referentes à terceira pessoa, você(s), ele(s), ela(s).

Crase facultativa
Quando o pronome possessivo é adjetivo e feminino (sua, minha, nossas, tua, etc.), o uso da crase é facultativo. ex: Ele entregou o presente à sua noiva. ex: Ele entregou o presente a sua noiva. ex: Ele foi à nossa casa.

Os pronomes possessivos concordam em gênero e número com a coisa possuída, e em pessoa com o possuidor. (eu) Quebrei meu relógio. (tu) Fizeste tua roupa? (nós) Compramos nosso apartamento.

Conjunto dos amigos ou aliados da pessoa a quem se fala ou escreve ou o grupo em que esta se integra (ex.: ela não gosta de chocolate, é das tuas). Feminino: tua.

Pronomes pessoais

  1. O locutor (ou quem fala): 1ª pessoa, que seria “eu” (no singular) ou “nós” (plural);
  2. O interlocutor (com quem se fala): 2ª pessoa, que seria “tu/você” (singular) ou “vós/vocês” (plural);
  3. O assunto (de quem ou do que se fala): 3ª pessoa. que seria “ela/ele” (singular) ou “elas/eles” (plural).

Emprega-se o termo “Vossa” quando se fala diretamente com a pessoa, quando é o interlocutor, portanto, na 2ª pessoa. Já o termo “Sua” quando se fala da pessoa, quando ela é o tema, portanto, na 3ª pessoa.

pronome Próprio ou na posse da pessoa com quem se fala: tua casa, tuas coisas.

Significado de Sua
[Gramática] Feminino de seu; determina substantivo do gênero feminino que pertence a alguém ou algo de que se fala.

ESTAMOS "A SUA DISPOSIÇÃO" OU "À SUA DISPOSIÇÃO"; "A SUA VIDA" OU "À SUA VIDA"? Como fica a crase. No caso de “a sua disposição” ou “à sua disposição”, a crase é facultativa. Isso porque antes dos pronomes possessivos (meu, teu, nosso, vosso) é facultativo o uso dos artigos definidos.

As duas hipóteses estão corretas. O acento grave indicador de crase deve ser usado conforme o complemento do verbo: se indica uma coisa ou se indica uma pessoa.

O feminino e o plural são: sua, suas, seus.

Pronomes possessivos normalmente indicam posse, como por exemplo: meu, minha, teu, tua, seu, sua, etc. Indicando para algo ou alguém.

A medida adotada para indicar a capacidade é conhecida pela sigla TEU, que em inglês quer dizer Twenty feet Equivalent Unit (em português: unidade equivalente a um contêiner de 20 pés).

Significado de Teu
pronome Determina o substantivo que representa um ser ou coisa pertencente à pessoa com quem se fala. Pertencente ou próprio da pessoa com quem se fala: tua blusa, tua vida. Pessoa com quem se tem uma relação de amizade, de afeto; de quem se gosta: qual é o teu cantor favorito?

Já com verbos transitivos indiretos, que pedem preposição, são usadas as formas preposicionadas do pronome. Com a preposição a: ao qual, aos quais, à qual, às quais. Com a preposição em: no qual, na qual, nos quais, nas quais.

Existem vários tipos de pronomes: pessoais, possessivos, demonstrativos, interrogativos, relativos e indefinidos.

Os pronomes neutros não têm um jeito certo de serem usados, porque não fazem parte oficialmente da língua portuguesa. O uso é feito conforme a decisão de cada um e de como a pessoa não-binária pede para ser tratada.

São elas: 1ª pessoa: eu (singular), nós (plural); 2ª pessoa: tu (singular), vós (plural); 3ª pessoa: ele, ela (singular), eles, elas (plural).

A palavra minha indica posse, e concorda com a coisa possuída (bicicleta, feminino singular) e também com a pessoa que fala, no caso eu, 1ª pessoa do singular. Minha é um pronome possessivo. PRONOMES POSSESSIVOS são aqueles que indicam posse em relação às três pessoas do discurso.

Exemplos de pronomes de tratamento: você, senhor ou senhora, vossa senhoria, vossa excelência, vossa magnificência, vossa santidade, vossa reverendíssima, entre outros.