Quando usar a palavra irmãos?

Perguntado por: afrutuoso . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.8 / 5 16 votos

irmão

  1. Filho do mesmo pai e da mesma mãe.
  2. Filho do mesmo pai que outro, mas não da mesma mãe, ou da mesma mãe, mas não do mesmo pai.
  3. Membro de uma mesma irmandade, confraria ou comunidade religiosa.
  4. Título de fraternidade que os homens podem dar-se mutuamente.
  5. Pessoa muito amiga de outra.
  6. Igual, semelhante.

Flexão de irmão. Pequeno irmão, jeito carinhoso de se referir ao irmão. Meu irmãozinho nos visitará hoje.

A locução "de irmão" pode ser substituída pelo adjetivo "fraternal".

Irmãos é o plural de irmão. O mesmo que: iguais, confrades, manos, sectários, semelhantes.

Quem ama seu irmão permanece na luz, e nele não há causa de tropeço (João 1, 2-10). Essa passagem bíblica retrata um sentimento intenso que é o existente entre irmãos. Na Palavra Sagrada, o termo é usado para definir muito mais do que pessoas que nasceram dos mesmos pais.

Aquele que é filho só da mesma mãe. Feminino: irmã. Plural: irmãos.

Os plurais das palavras em -ão são ditados pelos seus étimos e outras vezes pela analogia, que os arrasta para a desinência -ões, por ser a mais frequente. Irmãos, mãos e outros têm -ãos, originado no latim -anos. Cães acaba em -ães, porque em latim era canes, pão é pães no plural, por o étimo ser panes.

irmão - adjetivo

MasculinoFeminino
Singularirmãoirmã
Pluralirmãosirmãs

IRM | Dicionário Infopédia de Siglas e Abreviaturas.

Ir. = Irmão, Irmã . Abreviaturas - J.

O que é Amor Fraternal: Geralmente, este sentimento fraternal acontece entre irmãos, que podem ter afinidade sanguínea ou não, e também entre homens e mulheres. Muitas vezes estes sentimentos de afeto que ligam as pessoas, são decorrentes não só de laços familiares, como religiosos ou patrióticos.

Que ocorre entre pessoas unidas como irmãos: amor fraternal. Que revela ou mostra consideração, afeição ou amizade: relação fraternal. Caridoso; em que há ou demonstra caridade, benfeitoria: associação fraternal. Etimologia (origem da palavra fraternal).

Para o caso em apreço, a locução adjetiva de "amor de mãe" tem o correspondente como sendo "amor materno", já a locução adjetiva de "amor de pai" a locução seria "amor paterno" e, por fim, a locução adjetiva de "amor de irmão" é escrita como "amor fraterno".

Por exemplo, a palavra irmão vem do Latim germanus, que quer dizer “verdadeiro”. Eles diziam frater germanus para “irmão propriamente dito”, filho do mesmo pai e da mesma mãe”.

O professor explica que o correto é 'arrozes', uma vez que, no caso das palavras terminadas em 'z', o plural é formado com o acréscimo da terminação 'es'. Pasquale usa como auxílios luxuosos as canções 'Casa', 'Cicatrizes' e 'Luzes de Ribalta', interpretadas por Emicida, Nelson Gonçalves e Moacyr Franco.

Origem do Dia do Irmão
Segundo uma visão religiosa, o espírito de fraternidade de cada pessoa para com o próximo e o elo em comum de filhos de Deus torna todos irmãos. Por isso o conceito de irmão está intrinsecamente relacionado ao legado da madre, que sempre propagou o amor ao próximo.

O que esse texto de Provérbios está dizendo é que um irmão não é apenas aquele que nasce da mesma mãe, que faz parte da mesma família. Não é apenas o irmão biológico. Um irmão pode ser aquele que entra em sua história e se torna irmão em um momento de dor, de angústia e desespero.

A Bíblia afirma claramente que Jesus teve irmãos e irmãs em diversas passagens do Novo Testamento. Os nomes dos irmãos de Jesus mencionados nos textos bíblicos são: Tiago, José, Judas e Simão (Marcos 6:3).