Quando usar a palavra fosse?

Perguntado por: icardoso9 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 16 votos

Enquanto flexão do verbo ser, fosse corresponde também à primeira e terceira pessoa do singular do pretérito imperfeito do subjuntivo. E quer dizer um estado ou condição hipotética, expressa nas seguintes frases: "se eu fosse mais jovem, faria aquela viagem", ou "se ela fosse mais frágil, não teria resistido à queda".

Significado de Fosse
substantivo Ação de ser, de expressar um estado ou condição permanente, inata, inerente: se não fosse músico, ele seria ator. [Gramática] Expressa condição, incerteza e dúvida: se eu fosse você, eu melhoraria este projeto; talvez fosse melhor voltar num outro dia.

Você deve ir como se fosse para Copacabana, mas estacione antes de passar o túnel.

Forma verbalEditar
terceira pessoa do singular do pretérito imperfeito do conjuntivo do verbo essere: (ele/ela) fosse, (ele/ela) estivesse.

“Como se fosse ontem” é uma expressão usada para mostrar que. não é fácil se lembrar de tudo que acontece.

As duas formas verbais — imperfeito do indicativo [era] e do conjuntivo [fosse] — estão corretas, porque se trata de um caso em que é possível usar-se o modo indicativo ou/e o conjuntivo.

Significado de antes fosse: Melhor que tivesse sido.

O que é Obstante:
É também sinônimo de "como se não bastasse" e "apesar disso" usada para contrariar uma ideia antes mencionada.

“No qual” deve ser usado com verbo transitivo indireto e “o qual” deve ser usada com verbo transitivo direto.

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

forma plural de fosse: fossas.

Conheço a expressão «como se fosse», mas e sem o se, está correta? Obrigado. Assim, poderemos dizer que a construção com a locução «como se» será a mais normativa, sendo a construção com o mesmo valor introduzida apenas por como de aceitabilidade duvidosa para alguns falantes, mas, no entanto, possível.

É frequente ouvirmos: “Se não chovesse, eu ia ao jogo” e “Se fosse permitido, eu fazia o trabalho.” É importante lembrar que há uma correspondência entre o pretérito imperfeito do subjuntivo (=chovesse, fosse) com o futuro do pretérito do indicativo (=iria, faria).

Cuidado com a construção do futuro composto. Use o verbo "ir" no presente do indicativo acompanhando o verbo principal no indicativo: Fulano vai fazer um discurso. A forma "Fulano irá fazer um discurso" não existe. Use a forma composta (vai fazer) ou a simples (fará).

Giro/Gira = Bonito/Bonita.