Quando usar a palavra aliás?

Perguntado por: avasconcelos6 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 7 votos

Alias quer dizer “pseudônimo”, “apelido” e, em computação, é um comando que permite substituir uma palavra por outras ou por uma cadeia de caracteres. Por isso, é muito usado para abreviação de um comando maior e mais complexo.

Expressão usada para reformular algo que foi dito; melhor dizendo, ou melhor.

2 seja dito de passagem, na verdade, a propósito, verdade seja dita. De outra forma: 3 de outra maneira, de outra forma, de contrário, de outro modo.

Expressões como “por exemplo”, “ou seja”, “isto é”, “além disso”, “ou melhor”, “inclusive” e “aliás” devem ser utilizadas entre vírgulas.

O ponto final é um sinal usado na escrita para encerrar uma oração declarativa ou imperativa, indicando uma pausa no discurso. A oração seguinte se inicia em letra maiúscula. O ponto final encerra uma oração declarativa ou imperativa.

Em algumas ocasiões, COMO é um verbo, e significa comer, alimentar-se. Exemplo: Eu como frutas e verduras todos os dias. Nesse caso, aparecerá sempre em início de frases interrogativas diretas, e irá se referir ao modo do verbo. Exemplo: Como terminaremos o trabalho?

A estrutura básica de uma frase é a seguinte: Sujeito + predicado. Exemplo de frases: (a) O João caiu.

Exemplo: Eu peguei um ônibus para ir para a aula da manhã. Estava chovendo muito no caminho, diga-se de passagem. > Resumidamente, a expressão “Diga-se de passagem” é uma expressão informal que possui uma ideia de adição em relação a um tema inicialmente abordado.

Usa-se para indicar dúvida ou incerteza; é possível que (ex.: talvez seja cedo de mais ).

Inclusive não deve ser usado com o significado de até, além disso, ainda, até mesmo. Deve-se usar apenas no sentido de inclusão de algo e como antônimo de exclusive. Além disso, dezenas de pontes caíram ou foram danificadas no estado, impedindo inclusive o transporte de estudantes às escolas.

A vírgula é utilizada na escrita para indicar leves pausas e para destacar elementos no enunciado, ajudando a evitar ambiguidade. A vírgula é um sinal de pontuação muito usado na escrita, sendo responsável por indicar pequenas pausas e por separar e conectar alguns termos no enunciado.

Quando não devemos usar a vírgula? A ordem canônica de uma frase em língua portuguesa é sujeito, verbo e complementos. Quando essa sequência é respeitada, não se coloca vírgula alguma. Então, resumidamente, não se separa por vírgula sujeito e predicado, nem verbo e complementos.

O nomes próprios de pessoas escritos numa frase podem ou não ser separados por vírgulas. E aí a vírgula pode contribuir para aclarar uma situação, dar uma informação correta. É o caso, por exemplo, de filhos ou funcionários envolvidos numa questão jurídica.

Segundo recomendam os estudiosos e os clássicos, os advérbios INCLUSIVE e EXCLUSIVE devem ser usados NO FIM de uma enumeração.

INCLUSIVE significa “de modo inclusivo”, “sem exclusão”, “inclusivamente”, etc. EXCLUSIVE significa “de modo exclusivo”, “sem inclusão”, etc.

adjetivo Capaz de incluir, de inserir, de acrescentar algo no interior de outra coisa. Que inclui, que não deixa de lado, que abarca, abrange, integra ou compreende: projeto inclusivo.

-Obrigado/Obrigada! - Obrigado eu/Obrigada eu! - Obrigados nós/Obrigadas nós! Resumindo: a resposta ao agradecimento pode ser “por nada” (não me agradeça por nada), “obrigado a você (sou grato a você)”, “obrigado eu (grato fico eu)” .

Ponto de exclamação duplicado ou triplicado
Visa enfatizar e intensificar o sentimento que está sendo expresso. Sim!!

As opções mais utilizadas nas despedidas formais são cordialmente e atenciosamente. Se você está em uma situação extremamente informal, vale enviar um “até breve” ou mesmo um abraço.

Se a conjunção então estiver deslocada, fora de sua ordem natural na frase, ela deverá ficar entre vírgulas: Grande parte fizemos juntos, vamos, então, continuar assim. Além de conjunção coordenativa, então pode ser advérbio e apresentar os seguintes significados: Naquela época – Namorava-se então no portão de casa.