Quando usar a fórmula de Mifflin?

Perguntado por: ecampos3 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 12 votos

Para indivíduos com sobrepeso e obesidade, pode-se utilizar a fórmula Mifflin-St Jeor (1990). Ela também utiliza peso, altura e idade. E pode ser um bom método de cálculo para indivíduos com objetivo de emagrecimento, e também em eutróficos.

Harris Benedict
Fórmula criada em 1919 e reformulada em 1984 para maior precisão. Utiliza o peso, altura, idade e sexo do paciente para o cálculo. Não leva em consideração a composição corporal do paciente, e por isso pode dar um resultado pouco fidedigno em casos extremos.

A fórmula do GEB para homens é 66+(13,7xP)+(5xA)-(16,8xI), onde: I = idade (em anos); A = altura (em centímetros) e P = peso (em quilos).

1) HARIS BENEDICT: Esta fórmula é usada para obter o gasto calórico basal diário. A unidade para peso é o quilograma, a altura, os centímetros, a idade e os anos. Como calcular: Para um homem de 70 kg, 1,80 metros de altura, 30 anos, isso equivale a 1.721 calorias de metabolismo basal.

Basta pegar seu peso e multiplicar por um dos fatores, começando em 1,2. No nosso exemplo, se o José de 70 kg treina musculação pesada nas 3x que vai na semana, pode começar com 2,0 x 70 = 140 g de proteína por dia. Dá para saber o valor em caloria também, multiplicando o resultado por 4. Então, 140 x 4 = 560 kcal.

  1. Peso = 83 kg.
  2. % gordura = 15%
  3. Peso de Gordura = 83 x 15% = 12kg.
  4. Massa Magra= 83 - 12 = 71kg.
  5. TMB = 370 + (21,6 x 71) = 1893 kcal/dia.

Quando é que devo usar a equação de Katch McArdle? Esta equação é útil quando é necessário calcular a TMB em indivíduos jovens adultos saudáveis e quando se tem acesso aos valores de MIG. Não sendo necessário saber a idade, a altura ou o sexo.

De acordo com a evidência mais recente, a fórmula de Harris-Benedict e a fórmula de Cunningham, parecem ser as mais adequadas para populações atléticas, sendo a primeira mais adequada para homens e a segunda para mulheres (Jagim et al., 2018).

Vale a pena, nesses casos, recorrer às “regras de bolso”? Assim são chamadas aquelas orientações simples e generalistas sobre finanças, que servem como uma espécie de lembrete ou pequeno compromisso que facilita tomar uma decisão.

Fórmula simplificada amplamente utilizada que sugere o consumo diário de 20-25 kcal/kg de peso para perder peso e 30-35 kcal/kg de peso para ganhar peso. Esta regra não considera nível de atividade e nenhum protocolo de TMB e GET.

Para o cálculo são necessárias algumas contas, como por exemplo você saber o gasto da sua taxa metabólica de repouso (TMR), depois você multiplicar esse valor por um fator de atividade física (que está relacionado ao seu cotidiano) e depois adicionar os gastos calóricos do exercício físico.

Confira abaixo como fazer déficit calórica de forma saudável:

  1. 1 – Crie um plano alimentar e monitore a quantidade de calorias ingeridas. ...
  2. 2 – Prepare suas refeições com antecedência. ...
  3. 3 – Insira alimentos fibrosos na sua dieta. ...
  4. 4 – Combine dieta com atividades físicas regulares.
  1. Método HARRIS-BENEDICT. VET = GER (GEB) x FA x FI x FT. GEB (masculino) = 66,47 + (13,75 x P) + (5 x H) – (6,76 x I) GEB (feminino) = 655,1 + (9,56 x P) + (1,85 x H) – (4,68 x I) ...
  2. TMB / FAO/OMS. IDADE (ANOS) MASCULINO. ...
  3. Método Prático FAO/OMS. Adulto Idoso. Atividade. ...
  4. Necessidade estimada de energia (EER)

O que significa TMB baixo e como melhorá-lo? Quando a taxa metabólica basal está mais baixa que o normal, isso significa que o metabolismo é mais lento. Ou seja, que o organismo queima menor quantidade de gordura ao longo do dia. Isso pode ser muito bom em certos casos, já que exige um consumo menor de alimentos.

Taxa Metabólica Basal (TMB): É a quantidade de calorias que uma pessoa consome em 24hs em situação basal, isto é, em repouso, sem atividade física nem mental, na termoneutralidade.

A ingestão alimentar diária é calculada pelo valor energético total (VET). É o VET que expressa quantas calorias (em kcal) consumimos no dia. Alimentos e bebidas fornecem a energia (em calorias) que pode ser metabolizada e utilizada pelo corpo. Gorduras fornecem mais calorias que carboidratos e proteínas.

Mais algumas opções de uso de fórmulas preditivas são as equações de Cunningham e Tinsley, indicada principalmente para atletas e praticantes de exercício físico. Elas utilizam o peso da massa livre de gordura (MLG) em seu cálculo.

_Equação de Harris-Benedict (1919) para crianças e adultos de todas as idades: Homens: TMR (kcal/dia) = 66,5 + (13,7 * peso em kg) + (5 * estatura em cm) - (6,8 * idade em anos); Mulheres: TMR (kcal/dia) = 665,1 + (9,6 * peso em kg) + (1,7 * estatura em cm) - (4,7 * idade em anos);

Manutenção de peso: 25 a 30 kcal por quilo de peso. Ganho de peso: 30 a 35 kcal por quilo de peso.