Quando usar a fim de exemplo?

Perguntado por: iteles . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 3 votos

A fim de é uma locução prepositiva que indica uma finalidade e equivale a “para”, “com o propósito de” e “com a intenção de”: Exemplo: Ela marcou um horário com o médico, a fim de verificar seus exames.

A palavra “afim” é um adjetivo o qual expressa ideia de afinidade. Já a expressão “a fim” compõe as locuções prepositiva e conjuntiva para indicar ideia de finalidade.

1 para, com a finalidade de, com o fim de, com a intenção de, com o intuito de, com o objetivo de, com o propósito de, porque.

Por último, finalmente.

As conjunções finais iniciam uma oração subordinada indicando a finalidade da oração principal. Exemplos: Para que, a fim de que, porque (no sentido de que), que.

“Por quê” deve ser usado no final das frases e tem o mesmo sentido de “por qual razão”. Já “porque” tem o mesmo valor de “pois” e é usado em respostas. Por fim, “porquê” é sinônimo de “motivo”, e sempre deve ser precedido de um artigo ou numeral.

Quando usar por quê? Por quê (separado e com acento) é usado em interrogações. Aparece sempre no final da frase, seguido de ponto de interrogação ou de um ponto final.

O correto, nesse caso, é a fim, assim separado (apesar de indicar o desejo de estar junto). Então, na próxima vez que for soltar uma cantada, escreva: Estou a fim de você. Nem pense em escrever “afim” ou você vai correr o risco de provocar uma desilusão ortográfico-amorosa e estragar suas chances.

Utilizado no final das frases interrogativas diretas, indicando também outros sentimentos por parte do emissor, tais como: surpresa, indignação ou revelando uma expectativa diante de um determinado contexto linguístico. Exemplos: O quê?

Coloquialmente, usamos “a fim de” no sentido de “estar com vontade de”, “desejar”, “querer”. E sempre precedido do verbo “estar”. Eu estou a fim de ir ao cinema, mas se quiser, podemos ficar em casa. Não estou a fim de viajar com pessoas que não conheço.

As palavras “fim” e “final” podem ser usadas como sinônimos, uma vez que “fim” é um substantivo masculino que se refere a conclusão, extremidade, alvo ou causa; enquanto “final” é um adjetivo que também pode ser usado como substantivo masculino ou feminino.

A vírgula antes de "para que" ou "a fim de que" é opcional). "Ela só vai gostar de você, quando você deixar de ser tímido." (oração temporal.

São divididas em cinco tipos:

  • Conjunções aditivas.
  • Conjunções adversativas.
  • Conjunções alternativas.
  • Conjunções conclusivas.
  • Conjunções explicativas.

Conjunção significa ligação, união, junção. Gramaticalmente, conjunção é a palavra invariável cuja função é ligar orações ou termos de mesmo valor gramatical. Exemplos: Faz sol, mas está frio.

O “porque” (junto e sem acento) é uma conjunção causal ou explicativa, e tem o mesmo valor de “pois”, “já que”, “visto que”, “uma vez que” ou “em razão de”. Exemplos: 23 de abril é o Dia Nacional do Choro porque Pixinguinha nasceu nesse dia. Porque discordei de sua opinião, ela me excluiu do grupo.

Para que o emprego dos porquês seja feito de forma correta, é essencial entender e distinguir as quatro formas: porque, porquê, por que ou por quê. Quando usar porque? Porque (junto e sem acento) é usado principalmente em respostas e em explicações.

Há indica passado e equivale a faz, enquanto a exprime distância ou tempo futuro (não pode ser substituído por faz): Chegou há (faz) duas horas (tempo passado) e partirá daqui a cinco minutos (tempo futuro).