Quando usar a crase nas horas?

Perguntado por: acavalcante . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 15 votos

A forma correta de escrita é das 9h às 18h, com crase. A construção das 9h as 18h, sem crase, está errada. Representada com acento grave, a crase é a contração de duas vogais iguais, sendo a contração mais comum a da preposição a com o artigo definido feminino a: a + a = à.

Ou seja, “Das 8h às 18h” – com acento indicativo de crase. Caso algum felizardo comece a trabalhar às 8h e encerre a labuta às 18h, essa, portanto, será a única maneira correta de escrever. Agora, outra coisa bem diferente é “de 8h a 18h”.

Na indicação de horas precisas, o a deve receber o acento indicativo de crase – fusão do artigo a com a preposição a. Não importa se o horário está escrito na forma de algarismo ou por extenso. “A luz voltou somente à uma horada tarde.”

O meio-dia é representado por 12h00, 12h ou 12:00, e a meia-noite, por 00h00, 00h ou 00:00. Ainda como se vê no exemplo acima, se se usa o formato que já traz o símbolo de hora (“h”), não se deve escrever a palavra “hora(s)”.

Regra geral, ocorre crase na indicação de horas: Ele chegou às 19h. Saio do trabalho às 14h. A reunião começou às 10h.

Uma forma fácil de verificar a ocorrência de crase é pela substituição da última hora pela palavra masculina meio-dia. Se a forma correta for ao meio-dia, também será às 12h, às 11h, às 17h.

A abreviação de horas é h (h minúsculo e sem ponto). É assim tanto no singular como no plural, ou seja, a abreviação de hora e de horas é simplesmente h. As formas hr, hs, hrs estão erradas.

NÃO USAMOS A CRASE:
Antes de pronomes indefinidos que não admitem artigo (seguidos ou não de “s”): alguém, alguma, nenhuma, cada, certa, determinada, pouca, quanta, tal, tamanha, tanta, toda, ninguém, muita, outra, tudo, qual, qualquer, quaisquer.

Hora quebrada
Exemplo: O início da palestra está marcado para às 19h30min. Exemplo: O início da palestra está marcado para às 19h30.

17h30min? Segundo o Sistema Internacional de Unidades, a abreviatura da unidade hora é h e a abreviatura de minuto é min (sem ponto). Assim, a representação correcta de dezassete horas e trinta minutos, com algarismos, é: 17h30 min, de acordo com a sua última hipótese.

Meia-noite, 0h: o dia começa à 0h e vai até a meia-noite (ou até as 24h). Zero hora marca o início de um dia; meia-noite, o final.

Há casos em que não ocorre crase (união da preposição a com o artigo definido a), mas o acento grave é usado por motivos de clareza: à força, à medida, à míngua, à faca, à noite, à tarde, à mão, à distância.

“Até” antes de horas. Antes da indicação de um horário usamos crase, mas se antes das horas vier a preposição “até”, o seu uso é facultativo. Exemplos: Chegarei ao restaurante até as 20h.

Não há também os artigos determinantes de ambos, portanto não pode haver o acento indicador de crase diante do segundo numeral. Abreviação de horas e minutos: Quanto à abreviação de horas, ela deve ser feita somente com “h” minúsculo. Na Língua Portuguesa, não se deve usar dois-pontos.

A melhor abreviatura de horas é simplesmente “h”, sem ponto e sem registrar o “s” para indicar o plural: 15h, 19h, 10h15min.

5:00 p.m. = cinco horas da tarde.

A abreviatura correta da palavra horas é um h minúsculo, que deverá ser escrito ao lado do número, sem espaço ou ponto abreviativo: 7h.

Viajaremos às 18h30min. A seção terá início às 12h. * Nos casos relacionados a horas expressas no singular, como, por exemplo, “uma hora”, sabemos que o elemento que acompanha o substantivo “hora” não é um artigo, mas sim um numeral, o que equivale a dizer “a primeira hora”.