Quando usar 2 pessoa?

Perguntado por: iguterres . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.6 / 5 13 votos

A segunda pessoa gramatical é a pessoa a quem se fala, sendo o ouvinte, receptor ou interlocutor do discurso. No singular indica que há apenas uma pessoa a quem se fala (tu ou você). No plural indica que há pelo menos duas pessoas a quem se fala (vós ou vocês). Tu compraste uma bicicleta.

1ª pessoa: eu (singular), nós (plural); 2ª pessoa: tu (singular), vós (plural); 3ª pessoa: ele, ela (singular), eles, elas (plural). A 3ª pessoa também engloba tudo o que não é um ser vivo.

A segunda pessoa do plural, vós, é supostamente o plural de tu. Contudo já foi muito usada no passado quando alguém se dirigia a uma só pessoa. Ainda percebo o seu uso em pt-BR em certos contextos como ocorre no Legislativo, no Judiciário e em preces.

Pronome “você”: segunda ou terceira pessoa do discurso?

  1. - 1ª pessoa: quem fala – Eu e Nós.
  2. - 2ª pessoa: com quem se fala – Tu, Vós e Você
  3. - 3ª pessoa: de quem se fala – Ele e Eles.
  4. Você comprou.
  5. Você foi.
  6. Você bebeu.

Terceira pessoa: indica alguém de quem se fala; Quem normalmente é utilizado para demonstrar a pessoa do discurso são os pronomes pessoais . Eles realizam variadas funções dentro de um texto, e são classificados de duas formas: pronomes pessoais do caso reto e pronomes oblíquos .

Dele. O (pronome oblíquo) Seu/sua/seus/suas (forma da terceira pessoa)

Hipócrita é a pessoa que age como outra, que usa de hipocrisia, que não é leal, e principalmente que não é alguém confiável. Uma pessoa hipócrita é aquela que finge ser o que não é, seja através de religião, virtudes, características, idéias, sentimentos, e etc.

Os autores consideram essa tendência um sintoma da "síndrome da presunção", descrita como um tipo de transtorno de personalidade adquirida, principalmente quando o acometido por ela se encontra num cargo de poder.

1ª pessoa: a que fala. 2ª pessoa: a quem se fala. 3ª pessoa: de quem ou do que se fala, quando não for nem a 1ª, nem a 2ª pessoa.

Os pronomes pessoais indicam as pessoas do discurso: quem fala (1. ª pessoa: eu, nós), com quem se fala (2. ª pessoa: tu, vós) e de quem se fala (3. ª pessoa: ele/ela, eles/elas).

Flexão do verbo
O verbo flexiona em pessoa e em número, podendo ser: Pessoa: 1ª pessoa (a que fala), 2ª pessoa (aquela para quem se fala) ou 3ª pessoa (aquela de quem se fala ou aquilo de que se fala, quando esse assunto não for nem a 1ª nem a 2ª pessoa). Número: singular ou plural.

A chamada segunda pessoa indireta se manifesta quando utilizamos pronomes que, apesar de indicarem nosso interlocutor (portanto, a segunda pessoa), utilizam o verbo na terceira pessoa. Também são pronomes de tratamento o senhor, a senhora e você, vocês.

A terceira pessoa se refere àqueles "de fora". Você escreve sobre alguém ou usando o nome dele ou com os pronomes de terceira pessoa. Esses pronomes incluem: ele, ela, dele, dela, eles, aqueles, deles, seu(s)/sua(s).

| entenda quando usar. Como citado, tanto "tem" quanto "têm", são duas maneiras corretas de usar. O primeiro é aplicado no singular e o segundo, por sua vez, é usado no plural.

E o narrador na terceira pessoa se refere às personagens como "ele, ela, eles, elas", e ele nunca vai ser um personagem da história, mas a gente pode colocar ele em duas categorias, observador ou onisciente, ou seja, que só observa a história, ou que sabe tudo, inclusive os pensamentos do personagem.

pessoa – Aquela que fala (eu, nós); 2ª pessoa – Aquela para quem se fala (tu, vós, você, vocês); 3ª pessoa – Aquele de quem se fala (ele, ela, eles, elas).