Quando usa incenso na missa?

Perguntado por: obotelho5 . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.9 / 5 10 votos

Via de regra, deve-se usar também o incenso nas procissões da Apresentação do Senhor, do Domingo de Ramos, da Missa da Ceia do Senhor, da Vigília Pascal, da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo, da solene transladação das relíquias, e, em geral, nas procissões que se fazem com solenidade.

Como usar o incenso? As possibilidades de uso são muitas, desde acompanhar uma prática de ioga ou meditação, uma oração, ajudar a relaxar por alguns minutos em meio ao barulho do dia a dia e até renovar as energias do ambiente, de objetos específicos e de si próprio.

SÁBADOS E DOMINGOS: podem ser usados todos os incensos celestiais, os afrodisíacos e os energéticos conforme indicação. ÁRIES: arruda, sândalo de todas as cores, cedro, almiscar. TOURO: aniz, anúbis, sândalo vermelho, rosa cor-de-rosa, cravo-da-Índia, noz-moscada. GÊMEOS: canela, âmbar, eucalipto, orquídea azul.

O celebrante (bispo ou presbítero) e o povo incensam-se com três ductos. Chama-se ducto cada uma das oscilações que se imprimem ao turíbulo, para diante e para trás; chama-se icto cada um dos impulsos dados ao turíbulo, para a frente, ao andar à roda do altar.

O incenso é um lembrete da presença odorífera de Nosso Senhor, e seu uso acrescenta à liturgia uma aura de solenidade. A imagem e o odor da fumaça reforçam a transcendência da Missa, que liga o Céu à terra e permite que entremos na presença de Deus.

Creio que boa parte de nós saiba que o incenso usado na Celebração Eucarística é composto de grãos, de cor amarelo-acastanhada, e que é feito de resinas aromáticas. Nem todos saberão que, normalmente, esta resina provém de árvores da família das bosuélias (boswellias), originárias do Oriente.

O incenso católico é de resina natural, queimado sobre a brasa. Você pode adquirir em sua paróquia ou então nas livrarias católicas e pode pedir para o seu sacerdote o abençoar e utilizá-lo nos momentos de oração em casa.

Modo de preparo

  1. Em uma tigela, coloque o pó de café e a água;
  2. Misture tudo até formar uma massa moldável. ...
  3. Depois, coloque um pouco de massa na mão e vá apertando para compactar bem e modelar os incensos;
  4. Modele pequenos cones, deixe secar durante duas semanas e pronto!

Os judeus usavam-no para fumigação, uma prática que lhes permitia aproximarem-se de Deus queimando o incenso e respirando o fumo, e assim os cristãos continuaram a usar incenso nas Igrejas, queimando-o durante as cerimónias e borrifando-o nos fiéis, mas também para desinfetar os quartos e purificar o ar.

Uso prático: Além de seu considerável valor monetário, o incenso era usado para exalar odores agradáveis e perfumados. Significado simbólico: O incenso provém de uma resina vegetal doce e era usado em ordenanças do sacerdócio, em ofertas de alimentos (ver Levítico 2:1) e em óleo para ungir sacerdotes.

A primeira coisa que pode-se perceber após acender, é se a Fumaça do Incenso está queimando rápido demais. Neste caso ele está indicando grande atividade espiritual no ambiente ou que o espaço está muito carregado de energias.

Tira o estresse do corpo e da mente
Porém, algumas vezes acumulamos preocupações e pressionamos a nossa mente com pensamentos carregados de estresse e negatividade. Para evitar que as más energias permaneçam e reflitam em um corpo cansado para o dia seguinte, o melhor a se fazer é acender incenso à noite.

Ó Senhor, que estais vindo para nós, aceitai, por Vossa graça, o nosso incenso e sede benevolente conosco. Guardai o Vosso povo que espera a Vossa vinda e prepara a Vossa Natividade. Tende misericórdia de nós e dos nossos falecidos e fazei-nos dignos de alcançar o Vosso Reino.

Turíbulo ou incensário é o objeto litúrgico onde se queima incenso em Missas Solenes ou Exposição do Santíssimo.

Em seguida, a incensação estendeu-se às oferendas do pão e do vinho, que são incensadas três vezes, da mesma maneira como se procede com o altar e a comunidade litúrgica.

O turíbulo é usado durante procissão de entrada, para incensar a cruz e o altar; durante a proclamação do Evangelho, depois de colocados o pão e o cálice sobre o altar e à ostensão da hóstia e do cálice.

Tirando isso, independente de qualquer religião ou crença, qualquer um pode usar incenso em casa ou no trabalho. Existem pessoas que gostam de sentir o cheiro dos incensos e os utilizam apenas para aromatizar o ambiente.

Queimar incenso na Bíblia
Adorar a Deus – incenso era um dos sacrifícios que os israelitas ofereciam a Deus; o cheiro agradável representava sua vontade de agradar a Deus – Levítico 6:15.

Ao dar incenso ao Menino Jesus, o Mago Gaspar estava, por um lado, honrando-O com algo precioso e útil para preservar e curar o corpo e, por outro lado, reconhecendo Sua natureza divina, oferecendo-Lhe um presente que normalmente era oferecido como um sacrifício aos deuses e queimado em seus templos.

A pessoa pode circular com ele aceso pelo espaço, mas o ideal é fixá-lo na posição vertical, até a sua queima completa', detalha a terapeuta. A dica, segundo Alessandra, é jamais usar simultaneamente dois ou mais incensos, com fragrâncias ou efeitos diferentes.

3.1 Quem podia oferecer o incenso (Lv 2.2). Somente os sacerdotes estavam habilitados para a queima do incenso na presença do Senhor (Êx 30.7,8).